CARTAZ 9ª ASSEMBLEIA DE GREVE_19_08_2015Os professores da UFPB fazem nova rodada de assembleias nesta quarta-feira (19/8) para avaliar o movimento grevista, iniciado em 28 de maio. Haverá reuniões nos campi de João Pessoa (no auditório da Reitoria, às 9h), Bananeiras (na subsecretaria do Sindicato, às 9h) e Areia (na subsecretaria do Sindicato, à tarde). A assembleia de João Pessoa também tem a presença dos docentes dos campi IV (Litoral Norte) e V (CTDR, em Mangabeira), além dos professores da unidade do Centro de Ciências Jurídicas de Santa Rita.

De acordo com o presidente da ADUFPB, Jaldes Meneses, esta é uma semana muito importante para o movimento grevista. “O Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais tem uma contraproposta para negociação e está na expectativa de resposta do Ministério do Planejamento. A bola está com o governo! E nós continuamos com a greve e as mobilizações”, afirma.

Na contraproposta elaborada pelo Fórum, os servidores pedem reajuste de 19,7% (e não mais 27,3%, como na proposta original), pago de uma única vez em 2016, e mantêm pontos fundamentais da pauta de reivindicações da categoria, como definição de uma data-base em 1º de maio. O documento com essa contraproposta será apresentada na próxima reunião com o Ministério do Planejamento, ainda sem data.

As reivindicações dos professores estão atreladas à pauta da campanha salarial unificada dos servidores públicos federais (SPF), protocolada no Ministério do Planejamento no dia 25 de fevereiro pelo Fórum das Entidades dos SPF.

Desde a deflagração da greve dos docentes, já foram realizadas três reuniões com o Ministério do Planejamento. Em todas, o governo insiste em oferecer reajuste de 21,3% parcelado em quatro anos (o que representa uma média de 5% ao ano, menos do que a inflação prevista para 2015, que deve ficar em 9%) e ignora outras bandeiras importantes da pauta de reivindicação dos servidores.

Fonte: Ascom ADUFPB