O Departamento de Artes Cênicas da UFPB, submetido a avialiação do MEC, recebeu nota 5, a nota máxima para reconhecimento do seu Curso de Teatro, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura.

Com um corpo docente formado por doze professores, todos com pós-graduação, sendo que desse total cinco são doutores, seis são mestres e um especialista, o Departamento de Artes Cênicas procura oportunizar a pesquisa histórica e artística do teatro universal e brasileiro, com ênfase na produção regional, e dessa maneira contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre o fazer teatral por parte do seu alunado, além de oportunizar a sua participação em todas as etapas da montagem e produção teatrais em seus múltiplos aspectos. Para isso oferece ao estudante uma base teórica e prática sólida, para que ele tenha independência intelectual e artística, sendo capaz de lidar com as mais variadas linhas da expressão teatral, desde espetáculos populares até performances que envolvam outras mídias, e isto se dá pela integração entre prática teatral, teoria e reflexão.

Agora o Departamento de Artes Cênicas somente aguarda a aprovação do seu projeto de Mestrado em Teatro para avançar ainda mais em seu projeto de construção de uma escola de teatro de ponta. Não está distante, pois, além do Curso de Teatro do Departamento de Artes Cênicas, apenas o curso de teatro da Unversidade de Santa Catarina possui a mesma avaliação. E tudo isso se completará com a reforma do prédio do Abacatão, no complexo de artes e comunicação, onde já funciona o curso, e que terá a partir desta reforma prédio próprio, possibilitando ainda outra conquista há muito acalentada, que é a criação do Curso de Dança.

O que se espera é que no próximo ano já esteja o Departamento de Artes Cênicas trabalhando em prédio próprio, com o Curso de Teatro (Bacharelado e Licenciatura), o Mestrado em Teatro, o Curso de Dança, sem contar com a parceria que já está selada entre o Curso de Teatro e o de Cinema, recentemente criado e que receberá a primeira turma no primeiro semestre de 2012.

E como se tudo isso não bastasse, o Departamento de Artes Cênicas em breve estará distribuindo o terceiro número da sua revista, A Moringa – teatro e dança, que ano passado recebeu conceito Qualis da Capes, a única com esse conceito em todo o Nordeste, de Sergipe ao Maranhão.