2

O Comando de Greve dos professores da UFPB entregou à reitora Margareth Diniz, na manhã desta quarta-feira (26/7), uma pauta local de reivindicações para melhoria das condições de trabalho e ensino na Universidade. Além dos docentes, os servidores técnicos-administrativos, por meio do Sintespb, e os estudantes, representados pelo DCE, também apresentaram reivindicações.

A entrega dos documentos foi feita durante audiência na sala de reuniões da reitoria, no campus I, em João Pessoa. Margareth Diniz deu explicações sobre o que a administração da UFPB vem fazendo para solucionar alguns dos problemas apontados pelos professores, servidores e estudantes.

Além disso, ela destacou os prejuízos que o corte do Governo Federal no orçamento das universidades federais vem acarretando à UFPB. Segundo a reitora, foram cortados 10% da verba de custeio e 47% dos recursos de investimento da universidade, além de 75% do custeio do Proape (Programa de Apoio à Pós-Graduação).

Ao final da audiência, ficou acertada uma segunda reunião para o dia 11 de agosto, às 9h, quando devem ser discutidas questões como metodologia e cronograma de negociação da pauta local de reivindicações.

O professor Marcelo Sitcovsky, tesoureiro da ADUFPB e coordenador do Comando Local de Greve, apresentou o documento à reitora e aos demais presentes na audiência. A pauta dos docentes possui cinco eixos: defesa da autonomia da UFPB; melhoria das condições de trabalho docente e da formação discente nos campi e unidades acadêmicas; gestão e deliberação transparentes e democráticas; interrrupção, revisão e reversão das terceirizações e privatizações na UFPB, e compromisso com a qualidade de educação oferecida, de acordo com o estabelecido nos Artigos 205 e 206 da Constituição Federal de 1988. (Leia o documento completo aqui)

Veja fala do professor Marcelo Sitcovsky.

 

 

O professor Daniel Antiquera, integrante da comissão que elaborou a pauta local de reivindicações, também falou sobre a necessidade de negociar com a administração da UFPB melhorias para as condições de trabalho e ensino. Veja abaixo o vídeo.

 

 

Veja o momento da entrega da pauta local dos professores à reitora Margareth Diniz.

 

 

Galeria de imagens:

 

Fonte: Ascom ADUFPB