A ADUFPB realizou nesta quinta-feira (22/03) uma assembleia no Campus I, da UFPB. Entre os encaminhamentos, foi aprovada a realização de uma nova assembleia para o dia 28 de março – próxima quarta-feira, no auditório da Reitoria, às 9h – com pauta única sobre mobilização/indicativo de greve.

A presidente interina do sindicato, a professora Terezinha Diniz, iniciou os trabalhos com os informes do ANDES-SN.
Em seguida, foram dados os informes da Diretoria da ADUFPB – com detalhamento das ações desenvolvidas a partir do acordo firmado com o Governo Federal no ano passado em função da incorporação da GEMAS após reajuste de 4%; e elaboração de uma nova carreira; além das mobilizações realizadas pela categoria em 2011, como visita aos departamentos da UFPB e distribuição de panfletos nos portões de acesso ao Campus.

O professor Wladimir Pinheiro fez uma análise da conjuntura política educacional e considerações sobre a situação de desmobilização dos servidores de modo geral.
A pauta sobre mobilização suscitou um bom debate, que não foi esgotado na assembleia. Por isso, surgiu uma questão de ordem, de autoria do professor Rui Dantas: ele pediu a realização de uma nova assembleia. A sugestão foi aprovada, ficando, assim, agendada para o dia 28 deste mês a nova assembleia com pauta única sobre mobilização/indicativo de greve.

Na ocasião também houve consenso de que o Conselho de Representantes possuía a melhor indicação para compor a Comissão de Mobilização.

Informes jurídicos
Ainda na assembleia desta quinta-feira, o assessor jurídico da ADUFPB, Paulo Guedes, informou os docentes sobre o andamento dos processos ajuizados pelo sindicato. O advogado também fez uma defesa oral sobre os fatos apontados por um artigo publicado no Jornal Correio da Paraíba, de autoria do professor José Tavares, que acusava o setor jurídico de negligência e morosidade na condução dos processos jurídicos.

Finalizando a assembleia, a professora Hélida Cristina fez uma explanação sobre a prestação de contas referente ao seu tempo de gestão. Ela foi interpelada pelo professor Rogério Almeida que após as explicações, a elogiou e parabenizou pela condução das atividades frente à tesouraria.