A 19º edição do Grito dos Excluídos, manifestação nacional que ocorre todos os anos na Semana da Pátria, será realizado em João Pessoa nesta quinta-feira (5/9). A ADUFPB estará presente no protesto, marcado para começar às 14h, com concentração no Cassino da Lagoa, Centro da Capital. De lá, os manifestantes vão seguir em marcha até a Praça dos Três Poderes (Praça João Pessoa).

Na última terça-feira (3/9) à tarde, a ADUFPB participou da reunião preparatória do movimento, juntamente com outros sindicatos de servidores públicos e privados da Paraíba, e com representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Assembleia Popular, do Levante Popular, da Consulta Popular e da Igreja.

De acordo com o diretor de Política Educacional e Científica da ADUFPB, Fernando Cunha, representante do sindicato na reunião preparatória, durante o ato as entidades envolvidas na organização terão espaços para falarem no carro de som e fazerem suas análises políticas.

Este ano, o lema do Grito é “Juventude que ousa lutar constrói o poder popular”. Na pauta do protesto estão temas como reforma agrária, 10% do PIB para a Educação, 10% do PIB para Saúde, combate ao machismo, combate ao extermínio da juventude pobre e negra, combate à homofobia, passe livre nos ônibus, melhorias no sistema de transporte coletivo e democratização dos meios de comunicação.

“Além dessas pautas, o Grito dos Excluídos na Paraíba também lutará contra o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização nas atividades fins e meios dos serviços públicos e privados, e fará um apoio ao Programa Mais Médico”, explica o professor Fernando Cunha.

Sobre o Grito

O Grito dos Excluídos é uma iniciativa que se compõe de uma série de eventos e mobilizações que se realizam ao redor da Semana da Pátria, ou seja, de 1 a 7 de setembro. Não se trata exatamente de um movimento, uma campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários atores sociais se juntam para protestar e propor caminhos novos.

As principais manifestações ocorrem no Dia da Independência (7 de setembro), pois seu eixo fundamental gira em torno da soberania nacional. O objetivo é transformar uma participação passiva, nas comemorações dessa data, em uma cidadania consciente e ativa por parte da população.

Fonte: Ascom ADUFPB