NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CONCEITOS

(ATUALIZADA EM 15 DE MARÇO DE 2018 )

 

A Revista Conceitos é uma publicação para divulgação da produção acadêmica dos docentes da UFPB, filiados à ADUFPB – Seção Sindical do ANDES-SN -, e que privilegia artigos e ensaios para divulgação científica.  Os professores e professoras interessados/as em publicar artigos na Revista Conceitos, deverão seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelo Conselho Editorial da revista:

1. Serão aceitos textos em língua portuguesa com no máximo 15 (quinze) laudas e no mínimo 10 (dez) laudas, incluindo RESUMO, palavras-chave, ABSTRACT, referências bibliográficas, notas, ilustrações gráficas ou fotografias (no corpo do texto). Textos em língua estrangeira deverão ser submetidos à consulta prévia com o Conselho Editorial.

2. Os textos devem estar devidamente atualizados e revisados com o Novo Acordo Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (ABL). Após a inscrição e aprovação pelos conselhos de pareceristas e editorial, o/a autor/a não poderá solicitar o artigo para modificações ou atualizações, salvo autorização dos referidos conselhos.

3. Não serão aceitos trabalhos que não apresentem RESUMO e ABSTRACT.

4. O/A(s) autor(es/as) deve(m) ser sindicalizado(as) na ADUFPB ou colaborador(es) formalmente convidado(s/as) pelo Conselho Editorial da Revista.

5. A primeira página do artigo deverá conter, além do RESUMO e do ABSTRACT, informações como nome completo do/s autor(es), função, departamento ou Centro onde leciona(m), bem como a instituição (Campi João Pessoa, Bananeiras, Areia, Litoral Norte, Santa Rita ou outros), titulação e e-mail para contato.

6. Cada docente colaborador/a poderá publicar 01 (um) artigo por edição da revista como AUTOR-TITULAR do texto. As co-autorias serão avaliadas pelo Conselho Editorial, dando-se PRIORIDADE AOS AUTORES TITULARES dos artigos para contemplar maior número de docentes sindicalizados na ADUFPB por edição da revista. Só será aceita 01 (uma) co-autoria por artigo.

7. Em parcerias com discentes da UFPB ou de outras instituições, o primeiro nome assinado deverá ser o nome do professor filiado à ADUFPB como autor-titular do artigo.

8. ESTRUTURA DOS TRABALHOS

Os artigos deverão ser redigidos em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 e não devem exceder 15 páginas ou ser menor que 10 páginas, incluindo os títulos, resumos, palavras-chave, ilustrações, fotos e referências bibliográficas. Deve constar na estrutura dos trabalhos, a partir da primeira página:

8.1  NOME DO(S) AUTOR(ES): Nome completo do(s) autor(es), seguidos de titulação*, local de atividade acadêmica e e-mail para contato.

(*) Esses dados podem ser incluídos no documento como nota de rodapé, sem numeração.

ESTRUTURA GERAL DO ARTIGO

1) Título do artigo

2) Resumo e palavras chaves - Com até 500 palavras

3) Abstract  e palavras chaves - Em língua estrangeira (inglês)

4) Texto propriamente dito

5) Referências

A lista de referências deve ser ordenada alfabeticamente, alinhada à margem esquerda e colocada ao final do artigo, citando as fontes consultadas.

9. ILUSTRAÇÕES

Fotografias, Desenhos, Gráficos, Infográficos etc.

As imagens devem estar inseridas no corpo do texto para indicar sua localização para a diagramação do artigo, acompanhadas de legendas (caso seja necessário) e com a identificação numérica: Figura 1, Figura 2, Figura 3…

Os arquivos de fotografias digitais, ilustrações ou gráficos devem ser enviados PREFERENCIALMENTE COMO ANEXO NO FORMULÁRIO DIGITAL no ato da inscrição no site da ADUFPB. Devem estar com BOA RESOLUÇÃO DIGITAL e legibilidade, nomeadas conforme as legendas no artigo (Figura 1, Figura 2 …)

É imprescindível indicar a fonte ou crédito de autoria da imagem. A ADUFPB não se responsabiliza por reprodução de imagens não autorizadas pelos autores.

9) Notas de rodapé

As notas de rodapé deverão ser citadas de acordo com as normas da ABNT.  (http://www.abnt.org.br/)

10) AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos encaminhados à Revista Conceitos serão avaliados, individualmente, por três pareceristas ad-doc, reconhecidos por seu notório saber acerca dos temas inscritos. Para esta tarefa, será utilizado o sistema TRIPLO CEGO e, com base nos pareceres obtidos, a Comissão Editorial emitirá um dos seguintes conceitos:

a) aprovado para publicação;

b) aprovado com correções;

c) rejeitado para publicação.

Quanto aos trabalhos NÃO ACEITOS, o autor será comunicado da decisão imediatamente para adequações ou reinscrição em prazo determinado pela Comissão Editorial.

Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados ou informações transcritas. Os editores se reservam o direito de selecionar os artigos para publicação; ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho; proceder à revisão gramatical dos textos quando necessária e fazer correções no corpo do artigo desde que não alterem o conteúdo.

 

SUBMISSÃO DOS ARTIGOS/ENCAMINHAMENTO

Os artigos devem ser enviados em formato digital exclusivamente pelo formulário disponível no site da ADUFPB (www.adufpb.org.br.) É importante o preenchimento de todos os espaços para informações sobre o artigo e os autor/res disponíveis no formulário, bem como o envio das imagens por este sistema.

 

IMPORTANTE:

Os editores não se responsabilizam por extravio de artigos enviados para outros e-mails de contato do sindicato ou entregues em mídia digital física (CD, DVD, Pen Drive ou HardDisc portátil) na recepção, na secretaria ou na assessoria de imprensa do sindicato.  Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: revistaconceitos.adufpb@gmail.com ou adufpb@terra.com.brou ligar para os telefones da recepção disponíveis no site do sindicato.

 

João Pessoa, UFPB, 15 de março de 2018
Comissão Editorial / Revista Conceitos
ADUFPB – Seção Sindical do Andes-SN