A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta terça-feira (3) o primeiro de uma série de cinco debates com os candidatos à Reitoria da Instituição. A informação foi confirmada pelo professor Jonábio Barbosa dos Santos, presidente da Comissão Especial Eleitoral – responsável pela condução de todo o processo eleitoral 2012 na UFPB.

O presidente informou ainda que o debate versará sobre temas relacionados a universidade definidos pela Comissão Eleitoral (ensino, pesquisa e extensão, entre outros). “Os assuntos são de interesse de toda a sociedade, em especial da comunidade acadêmica”, comentou.

Devem participar do debate, marcado para as 9h, no auditório da Reitoria da UFPB, os candidatos Lúcia Guerra, Luiz Renato Pontes, Luiz Rodrigues, Margareth Diniz, Otávio Mendonça. Todos deverão se submeter às regras do debate, traçadas anteriormente pela Comissão Eleitoral.

Regras e ética pública

O debate será organizado em quatro blocos divididos. No primeiro bloco será feita o sorteio de tema único para resposta de todos os candidatos. Também será feita por sorteio a ordem na qual cada candidato fará sua exposição, que deverá ter cinco minutos.

No segundo bloco, será feito novo sorteio, desta vez para definir o candidato que pergunta e candidato que responde. Logo depois será feito sorteio de tema para a pergunta. Cada candidato terá um minuto para pergunta, três minutos para resposta e mais um minuto para réplica, sendo que o candidato que responde é o próximo a perguntar e o que responderá será sorteado.

No terceiro bloco do debate, será distribuído, pela Comissão Eleitoral, material para que a platéia escreva perguntas a serem inseridas em um envelope e posteriormente duas destas perguntas serão feitas para cada candidato responder. Para cada resposta de um candidato, a Comissão Eleitoral sorteará o candidato que fará um comentário àquela resposta. Neste bloco, o tempo será dividido da seguinte forma: um minuto para leitura da pergunta, três minutos para o comentário por outro candidato, um minuto para réplica.

Por fim, no último bloco cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais. O presidente da Comissão Eleitoral Especial informa, ainda, pela regras gerais dos debates os candidatos devem discutir idéias e não pessoas, sendo que é permitida a crítica às gestões desde que não caracterizem ataques pessoais. Neste mesmo sentido, as regras orientam que os candidatos devem cumprir o Código de Ética da Alta Administração Pública. Será, também, garantido o direito de resposta deduzido do tempo que o candidato ofensor tiver para se pronunciar no bloco seguinte, e no final do debate, caso a ofensa tenha ocorrido no último bloco, caso algum candidato se sinta ofendido e faça requerimento à Comissão.

Nos debates para eleição da nova administração central da UFPB, não será permitida a utilização de data-show ou outro recurso visual. Também não será permitida a realização de qualquer manifestação por meio de faixas, cartazes e etc. no ambiente destinado ao debate.

A Comissão Eleitoral Especial também reafirmou as datas, locais e horários dos outros debates:

Dia: 11/04/2012

Local: Areia (Auditório do Campus), às 13h.

Dia: 18/04/2012

Local: Bananeiras (Auditório do Campus), às 9h.

Dia: 25/04/2012

Local: Mamanguape/Rio Tinto (Auditório do Campus), às 09

Dia: 10/05/2012

Local: João Pessoa (Auditório da UFPB), às 19h.