O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino e a pianista italiana Cinzia Bartoli apresentam recital na próxima quarta-feira (7/8), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) da UFPB. A entrada é franca. Na primeira parte do programa, a pianista apresenta a obra de Maurice Ravel “Gaspar de la Nuit”, baseada em poemas do escritor francês Aloysius Bertrand. Em seguida, os dois instrumentistas se unem para apresentar as Sonatas para violoncelo e piano de Claude Debussy e Pietro Locatelli.

De volta à América do Sul, Cinzia Bartoli está realizando uma extensa turnê pelo Brasil e Argentina. Na quinta-feira (8), ela e o Felipe Avellar se apresentam na Universidade Federal de Campina Grande, às 19h30 no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Já na sexta-feira (9), a pianista italiana ministra masterclass para alunos de piano da UFPB, a partir das 15h.

Os músicos Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e Cinzia Bartoli (piano) tocaram juntos pela primeira vez no Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2010. No ano passado, o duo se apresentou nas cidades de Recife, João Pessoa e Campina Grande. Mais uma vez os dois se encontram para realizar concertos no Nordeste do Brasil. Nesta etapa, os recitais têm apoio do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB.

Cinzia Bartoli

A pianista italiana Cinzia Bartoli graduou-se com honras pelo Conservatório N. Paganini de Gênova. Depois de receber o Diplome Supérieur d´enseignment daEcole Normale de Musique Alfred Cortot de Paris, realizou cursos de especialização com os pianistas Paul Badura-Skoda e S. Askenase na Academia Musical O. Respihi em Assis (Itália).

Foi vencedora de diversos prêmios internacionais, incluindo premiações nos Concursos de Albenga e Stresa, Concurso F. Schubert, Concurso de Paris, além do Concurso Palma d´oro de Finale Ligure (Itália). Sua reputação como concertista tem levado aos palcos de importantes cidades como Nova York, Paris, Lyon, Lugano e Heidelberg. Gravou para a RAI (Rádio e Televisão Italiana) e Telemontecarlo, atuando como solista e camerista.

Durante sua recente tournée na Alemanha, foi considerada pelos críticos como uma “intérprete extraordinária” de Ravel. Como Presidente da Associação Musical “Dionísio” de Savona, há 20 anos organiza temporada de concertos com importantes artistas internacionais. Cinzia Bartoli se apresentou nas mais importantes cidades italianas e tem, regularmente, participado de recitais de música de câmara ou concertos como solista de orquestra.

Por ocasião do Ano Mozart, se apresentou diversas vezes com a Orquestra de Câmara “MAVRA” de Gênova, dedicados aos concertos para piano e orquestra do compositor austríaco. Cinzia realizou, recentemente, recitais na Suíça, Alemanha, EUA, França, Hungria, Espanha, Brasil e Argentina. Atualmente é professora de piano na Accademia Dell´arte di Roma.

Felipe Avellar

O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, país no qual residiu por seis anos. É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University, aonde foi bolsista da Capes entre 1992-94. Nessa Universidade foi vencedor do “92/93 Concerto Competition”, tendo se apresentado como solista da LSU Symphony Orchestra. Ainda na LSU, foi indicado membro da “The Honor Society of Phi Kappa Phi” e da “Society of Pi Kappa Lambda” por méritos artísticos e acadêmicos.

Entre 1996-2000, como bolsista do CNPq, estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester), em Rochester – Nova York, onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA – violoncelo/performance). Dentre seus professores incluem-se Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos. Além disso, tocou nas Master-Classes dos violoncelistas Janos Starker, Aldo Parisot, Antônio Meneses e Ronald Leonard.

Felipe vem desenvolvendo intensa atividade como solista e recitalista, tendo tocado concertos sob a regência de Osvaldo D’Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth. Como camerista, foi membro do Quarteto Cord’Art, no Brasil, e do Artesan String Quaret, nos EUA. Além disso, tocou música de câmera ao lado de músicos como John Graham, Pamela Frame, Guillaume Tardif, José Henrique Martins e do Ying Quartet, entre outros.

Como participante do Eastman Virtuosi Chamber Orchestra, se apresentou, em abril de 1999, no Alice Tully Hall (Lincoln Center) em Nova York. Em 2004 realizou um concerto de Gala no Palácio do Itamaraty, em Brasília em evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada do Canadá. Atualmente é professor associado do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, aonde leciona Violoncelo e Música de Câmara.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB, com assessoria