A ADUFPB, o Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba), o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a ADUFCG realizam na próxima quarta-feira (10/7) uma palestra seguida de debate para tratar da conjuntura do País a partir da série de protestos que vem tomando conta das cidades brasileiras nas últimas semanas. O evento acontecerá no auditório da Reitoria, no campus de João Pessoa, a partir das 9h.

“O reflexo das mobilização na conjuntura política, econômica e educacional no Brasil” é o tema da palestra, que será ministrada pelo professor do Departamento de Serviço Social da UFPB, Marcelo Sitcovsky. Logo em seguida será iniciado um debate, sob o comando do professor do Departamento de Educação da UFCG, Antônio Lisboa, representando a ADUFCG.

Paralisação na quinta-feira

Na quinta-feira (11/7), Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações convocado pelas Centrais Sindicais, os professores e servidores técnico-administrativos da UFPB paralisam as atividades e realizam mobilizações nos campi e no Centro de João Pessoa. A partir das 7h30, haverá atividades no ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Capital. À tarde, a mobilização ocorrerá na Lagoa (Parque Solon de Lucena), a partir das 14h30.

A decisão de parar as atividades foi definida, na última quarta-feira (3/4). Para a data estava marcada uma assembleia geral, que, por falta de quórum, foi transformada em reunião ampliada dos professores. Na ocasião, a Diretoria Executiva da ADUFPB informou sobre a convocação para paralisação no dia 11 feita pelas Centrais Sindicais e pelo Andes-SN.

Na quinta-feira (4/7), em reunião com o Sintespb, ficou definida a adesão das duas categorias à paralisação geral, considerando a urgência da mobilização neste importante momento político do País. Os dois sindicatos encaminharam ofício à Reitoria na última sexta-feira (5/7) informando a decisão.

Nesta terça-feira (9/7), serão realizadas assembleias do professores nos campi de Areia e Bananeiras para deliberar sobre a mobilização. As reuniões acontecem nas respectivas unidades da ADUFPB em Bananeiras, a partir das 9h, e Areia, às 15h.

Fonte: Ascom ADUFPB