Os professores caem na folia nesta sexta-feira (8/2) com o bloco “Corujas – Amantes da Folia”, que faz a festa no centro de João Pessoa, junto com o bloco pré-carnavalesco “Cafuçu”. A concentração será às 20h, na praça Rio Branco – por trás da Funape, em frente ao prédio da Polícia Federal, onde é realizado semanalmente a apresentação do Sabadinho Bom.

No local, a ADUFPB disponibilizará apoio aos docentes, com distribuição de bebidas para refrescar os foliões e de muito confete e serpentina. Para animar, a agremiação dos docentes da UFPB contará com uma orquestra de frevo que tocará os principais sucessos dos antigos carnavais.

A saída do bloco está prevista para as 23h, junto com o Cafuçu. Os foliões vão partir da Praça Rio Branco, passar pelo Beco da Cachaçaria Filipeia, pela avenida General Osório, Rua da Areia. O destino final é a Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico de João Pessoa.

Este ano, o bloco “Corujas – Amantes da Folia” desfilará com um novo estandarte, criado pela designer de fantasias Klarisse Lima. Como a concentração do Corujas acontecerá na noite do bloco Cafuçu, a comissão organizadora sugere que os docentes usem a criatividade e venham participar do bloco fantasiados, integrando-se à divertida e criativa noite de um dos maiores bloco de João Pessoa.

Para quem não quiser cair na folia fantasiado, a ADUFPB distribuirá apenas 100 camisetas do Corujas nesta sexta-feira (8/2), na sede do sindicato no Centro de Vivência. O bloco tem apoio cultural da operadora de telefonia Vivo e da cooperativa de crédito Creduni.

Sobre o bloco

Formado por docentes da Universidade Federal da Paraíba e organizado pela ADUFPB, o bloco “Corujas – Amantes da Folia” teve sua estreia em 2006. O primeiro “voo” do bloco foi um sucesso e reuniu dezenas de pessoas no Bar do Baiano, no bairro dos Bancários. Animada por uma orquestra de frevo, a festa, já na concentração das Corujas, foi marcada pela execução do hino oficial do grupo, composto e interpretado pelo professor Salvador Di Alcântara.

Após seis anos, o “Corujas – Amantes da Folia” retornou às ruas e arrastou centenas de foliões, fazendo do bloco um dos mais destacados daquela noite do pré-carnaval em João Pessoa. O percurso de quase dois quilômetros foi conquistado no canto e na dança, ao som da orquestra e no balanço majestoso do estandarte.

Sobre o Cafuçu

O bloco Cafuçu é uma das agremiações carnavalescas mais prestigiadas do Folia de Rua e reúne todos os anos milhares de foliões no Centro da cidade. Eles levam ao Centro Histórico de João Pessoa uma série de acessórios extravagantes, muitas cores, brilhos e roupas espalhafatosas. Nos primeiros anos de sua fundação, o Cafuçu desfilava na Praia do Cabo Branco e Tambaú. Em 1997, transferiu-se para o Centro Histórico, contribuindo para o resgate do Carnaval de rua nesta área urbana de fundação da cidade.

O bloco de arrasto opta por sair com banda de frevo no chão, resgatando a tradição dos antigos carnavais e incentivando a criatividade através do uso de fantasias e caracterizações.

Este ano, a direção do bloco incrementou a estrutura da folia, incluindo palcos, segurança, sonorização e orquestras. Para o diretor do Cafuçu, Buda Lira, o apoio da Funjope vai permitir a realização de um evento maior que o do ano passado. “Teremos 20 orquestras para animar os foliões. A estimativa de público é de cerca de 50 mil pessoas”, disse.

* Com informações da Secom/PMJP

Fonte: Ascom ADUFPB