Professor da UFPB realiza lançamento de livro em Congresso no Paraná
O Professor Thiago A. Avellar de Aquino, do Departamento de Ciências das Religiões (Centro de Educação/UFPB), fará o lançamento do livro “Logoterapia & Educação: Fundamentos e Prática” (Editora Paulus) no V Congresso Brasileiro de Logoterapia e II Encontro Latino Americano de Humanismo e Existencialismo, eventos que serão realizados entre 18-21 de novembro do corrente, na cidade de Curitiba/Paraná, quando serão abordadas as teorias da escola de psicoterapia fundada pelo vienense Viktor Frankl.
Trata-se do evento mais importante da área específica realizado no país, no qual o Prof. Thiago Avellar de Aquino estará presente como palestrante convidado. O Congresso contará com a participação dos principais expoentes da Logoterapia do Brasil, como a Profª Izar Xausa (Porto Alegre), bem como a participação internacional do Prof. Eugenio Fizzotti (Itália) e do neto de Viktor Frankl, Alexander Veseley (Áustria). Na ocasião será realizada a sessão solene de fundação do Instituto Viktor Frankl do Brasil.
Sobre o livro:
“Logoterapia & Educação: Fundamentos e Prática” (Editora Paulus, 2010) é prefaciado pela Profª Izar Xausa (autora de vários livros na área) e constituído por quatro capítulos. O Primeiro capítulo, “Fundamentos Antropológicos da Logoterapia e Análise Existencial”, revisa os princípios que fundamentam a concepção de Frankl acerca do mundo e do ser humano, bem como traz de forma sintética uma biografia do fundador da Logoterapia. Já o segundo capítulo, “Logoterapia e Educação: um estudo comparativo entre Freire e Frankl”, tece os fundamentos de uma educação libertadora e significativa. Além de pontuar as contribuições da Logoterapia para a educação, faz um paralelo entre as visões de Frankl e de Freire. O terceiro capítulo, “Educar para o sentido: uma intervenção prática”, se trata de uma pesquisa de observação participante, de cunho qualitativo, retratando a busca de sentido dos adolescentes de uma escola pública. Por fim, o quarto capítulo, “A saúde dos professores por uma perspectiva existencial”, apresenta as repercussões do sentido de vida e da realização existencial na prevenção do estresse do docente. Abaixo, segue uma pequena descrição do livro:
“Nesta obra, os autores examinam as possibilidades de aplicação da Logoterapia e Análise Existencial no âmbito da educação. Neste momento em que as drogas invadem as escolas, as gangues promovem agressões e a depressão corrói o espírito de alguns jovens, torna-se urgente uma reflexão mais profunda sobre o sentido da vida entre os adolescentes. Por outro lado, os professores também precisam redescobrir o sentido de ser educador, comprometendo-se com a formação do ser humano na sua totalidade. Com especial atenção ao vazio existencial, Viktor Frankl deixou, em suas obras, um vasto legado para o terceiro milênio, refletindo sobre a busca e o encontro de significados na existência humana. Desse modo, os educadores tornam-se verdadeiros terapeutas ao acrescentar mais uma tarefa em suas práticas pedagógicas: cuidar do espírito humano. Assim, este livro nasceu com a preocupação de estabelecer um diálogo entre a Logoterapia e o ambiente escolar.”
“Logoterapia & Educação: Fundamentos e Prática” tem organização de Thiago A. Avellar de Aquino, Bruno F. Damásio e Joilson P. da Silva, podendo ser adquirido diretamente no site da Editora Paulus do Brasil, no seguinte endereço:
http://www.paulus.com.br/lojavirtual/secoes/detalhamento.php?id=2851&produto=Livros&cat_produto=produtos_livros&produto_dir=livros&categoria=Educação&id_cat=9

logoterapia e educação - capa do livroO Professor Thiago A. Avellar de Aquino, do Departamento de Ciências das Religiões (Centro de Educação/UFPB), fará o lançamento do livro “Logoterapia & Educação: Fundamentos e Prática” (Editora Paulus) no V Congresso Brasileiro de Logoterapia e II Encontro Latino Americano de Humanismo e Existencialismo, eventos que serão realizados entre 18-21 de novembro do corrente, na cidade de Curitiba/Paraná, quando serão abordadas as teorias da escola de psicoterapia fundada pelo vienense Viktor Frankl.

Trata-se do evento mais importante da área específica realizado no país, no qual o Prof. Thiago Avellar de Aquino estará presente como palestrante convidado. O Congresso contará com a participação dos principais expoentes da Logoterapia do Brasil, como a Profª Izar Xausa (Porto Alegre), bem como a participação internacional do Prof. Eugenio Fizzotti (Itália) e do neto de Viktor Frankl, Alexander Veseley (Áustria). Na ocasião será realizada a sessão solene de fundação do Instituto Viktor Frankl do Brasil.

Sobre o livro:

“Logoterapia & Educação: Fundamentos e Prática” (Editora Paulus, 2010) é prefaciado pela Profª Izar Xausa (autora de vários livros na área) e constituído por quatro capítulos. O Primeiro capítulo, “Fundamentos Antropológicos da Logoterapia e Análise Existencial”, revisa os princípios que fundamentam a concepção de Frankl acerca do mundo e do ser humano, bem como traz de forma sintética uma biografia do fundador da Logoterapia.

Já o segundo capítulo, “Logoterapia e Educação: um estudo comparativo entre Freire e Frankl”, tece os fundamentos de uma educação libertadora e significativa. Além de pontuar as contribuições da Logoterapia para a educação, faz um paralelo entre as visões de Frankl e de Freire. O terceiro capítulo, “Educar para o sentido: uma intervenção prática”, se trata de uma pesquisa de observação participante, de cunho qualitativo, retratando a busca de sentido dos adolescentes de uma escola pública.

Por fim, o quarto capítulo, “A saúde dos professores por uma perspectiva existencial”, apresenta as repercussões do sentido de vida e da realização existencial na prevenção do estresse do docente. Abaixo, segue uma pequena descrição do livro:

“Nesta obra, os autores examinam as possibilidades de aplicação da Logoterapia e Análise Existencial no âmbito da educação. Neste momento em que as drogas invadem as escolas, as gangues promovem agressões e a depressão corrói o espírito de alguns jovens, torna-se urgente uma reflexão mais profunda sobre o sentido da vida entre os adolescentes. Por outro lado, os professores também precisam redescobrir o sentido de ser educador, comprometendo-se com a formação do ser humano na sua totalidade. Com especial atenção ao vazio existencial, Viktor Frankl deixou, em suas obras, um vasto legado para o terceiro milênio, refletindo sobre a busca e o encontro de significados na existência humana. Desse modo, os educadores tornam-se verdadeiros terapeutas ao acrescentar mais uma tarefa em suas práticas pedagógicas: cuidar do espírito humano. Assim, este livro nasceu com a preocupação de estabelecer um diálogo entre a Logoterapia e o ambiente escolar.”

“Logoterapia & Educação: Fundamentos e Prática” tem organização de Thiago A. Avellar de Aquino, Bruno F. Damásio e Joilson P. da Silva, podendo ser adquirido diretamente no site da Editora Paulus do Brasil, clicando aqui.