A ADUFPB esteve presente no protesto que marcou, na última sexta-feira (30/8), em João Pessoa, as atividades do Dia Nacional de Paralisações. Convocado por oito centrais sindicais, o movimento levou uma onda de passeatas, atos públicos, debates e paralisações às principais cidades do País.

Na Paraíba, professores e servidores técnicos-administrativo da UFPB pararam as atividades por 24 horas. À tarde, participaram de um grande protesto no Centro da capital. A concentração começou às 13h, na Praça dos Três Poderes (Praça João Pessoa), Centro. De lá, os manifestantes seguiram em marcha por algumas das principais ruas da cidade.

Ao passarem em frente ao Sistema Correio de Comunicação, os trabalhadores realizaram um ato contra o monopólio das comunicações no País e o desrespeito da mídia aos direitos humanos. A caminhada foi encerrada no Parque Solon de Lucena, com mais discursos e distribuição de material informativo.

No País

Segundo informações do ANDES-SN, mais de 30 seções sindicais aderiram à paralisação. Além da Paraíba, houve manifestações no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí, Pará e Distrito Federal.

Na pauta unificada dos trabalhadores inclui itens como a destinação de 10% do PIB para a educação, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e reajuste digno dos aposentados. Confira abaixo as demais reivindicações.

Pauta unificada:
– 10% do PIB para a educação;
– Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial;
– Reajuste digno para os aposentados;
– Mais investimentos para a saúde e a segurança;
– Transporte público de qualidade com passe livre;
– Fim dos leilões do petróleo;
– Reforma Agrária;
– Democratização dos meios de comunicação;
– Contra o PL 4330, que regulamenta a terceirização no País.

Galeria de fotos

[nggallery id=34]

Fonte: Ascom ADUFPB