Festa na Associação da Caixa, em comemoração ao Dia do ProfessorJá estão na galeria virtual de fotos da ADUFPB as imagens dos eventos comemorativos do Dia do Professor (15 de outubro) e do aniversário de 31 anos do Sindicato (25 de outubro). Para ver, basta acessar o endereço http://www.flickr.com/photos/galeria-adufpb.

A série de atividades realizadas ao longo do mês de outubro foi um sucesso de participação e público. No dia 16 aconteceu o primeiro evento: uma grande festa para os professores de UFPB na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. A comemoração reuniu aproximadamente 600 professores, que puderam desfrutar de um ambiente confortável, com música e um jantar especial.

Entre 19 e 21, foram realizadas três palestras para debater temas como qualidade de vida, sindicalismo no Brasil e Universidade e condição docente. A primeira, sobre Qualidade de Vida e Envelhecimento, aconteceu na Sala de Leitura da ADUFPB e contou com a participação da professora do Departamento de Fisioterapia, Maria Aparecida Bezerra Quirino.

No dia 20 foi a vez do sindicalista Waldemar Rossi, membro fundador da Pastoral Operária e da CUT, falar sobre os Desafios do Sindicalismo Brasileiro Hoje. O evento aconteceu no auditório da Reitoria. Já na quarta-feira, dia 21, a diretora do CCHLA, Aparecida Ramos, falou sobre A Universidade Brasileira e a Condição Docente, em palestra na Sala de Leitura da ADUFPB.

Já na sexta-feira, dia, foi realizado um torneio de Jogos de Salão (xadrez e dama), no Terraço Silvio Frank Allem, na sede da ADUFPB, no Centro de Vivências do Campus I.

Waldemar Rossi falou sobre o Sindicalismo no Brasil

Waldemar Rossi falou sobre o Sindicalismo no Brasil

Aparecida Ramos, em palestra sobre a condição docente

Aparecida Ramos (à esquerda), em palestra sobre a condição docente

Professora Aparecida Bezerra falou sobre qualidade de vida

Professora Aparecida Bezerra falou sobre qualidade de vida

Dia das Crianças

Como no mês de outubro também é comemorado o Dia das Crianças, a ADUFPB realizou no dia 22 uma festa para filhos e parentes dos associados. O evento contou com a apresentação do coral infanto-juvenil “São Francisco das Chagas”, no Centro de Vivência do Campus I da Universidade, e foi considerado um sucesso por todos os participantes.

“Coral São Francisco de Assis, do Projeto Educa-som – Associação Deus Conosco, coordenado por Antônio de Pádua Alves Vieira e regido por Jean Carlos Fernandes Fidelis abrilhantaram a nossa Semana Cultural, nas festividades do Dia das Crianças, com o magnífico programa que encantou a todos os presentes”, declarou a diretora-geral da ADUFPB, professora Terezinha Diniz.

Também houve a participação de um jogral sobre os “Direitos das Crianças”, apresentado por filhos de associados da ADUF. “Congregar atividades que demonstrem as várias expressões artísticas, culturais e desportivas de nossa comunidade acadêmica e social constituem, uma dos grandes objetivos da ADUFPB”, salientou a professora Terezinha.

Crianças do São Francisco das Chagas se apresentam no Centro de Vivência

Crianças do São Francisco das Chagas se apresentam no Centro de Vivência

Leitura dos Direitos das Crianças

Leitura dos Direitos das Crianças

Caminhada reúne 150 participantes

Concetração começou logo cedo, em frente à sede da ADUFPB

Concetração começou logo cedo, em frente à sede da ADUFPB

Cerca de 150 professores, servidores e estudantes da UFPB participaram no sábado, dia 24, de uma caminhada ecocultural no entorno do Campus I, em João Pessoa. A atividade fez parte do encerramento da 1ª Semana do Professor, promovida pela ADUFPB, para celebrar a data comemorativa da categoria, 15 de outubro. O evento chamou a atenção dos moradores do bairro do Castelo Branco e dos motoristas que passavam em frente à UFPB.

A concentração para a Grande Caminhada Ecocultural aconteceu logo cedo, às 6h, em frente à sede da ADUFPB, no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba. Ao ritmo de músicas dançantes, os docentes e servidores da UFPB, orientados pela professora Sandra Barbosa e alunos do 2º período do curso de Educação Física, se aqueceram para os cinco quilômetros do percurso com a realização de uma grande ciranda que integrou em festa todos os participantes.

Segundo o professor Givaldo Leal de Meneses, um dos organizadores da caminhada ecocultural, o evento foi um sucesso não só pelo número de participantes como também pelo clima de integração entre os professores, familiares, servidores da UFPB e alunos do curso de educação física.

“Esta foi nossa primeira caminhada. O início de um projeto voltado para o bem estar da comunidade acadêmica da UFPB. Como sindicato, a ADUFPB está cumprindo seu papel social e oferecendo oportunidades para que seus associados pratiquem esportes nos finais de semana. A caminhada é uma delas. Apesar de ser num ambiente urbano, o entorno da UFPB é cercado por resquícios da Mata Atlântica e, muitas vezes, não damos muita atenção a esse privilégio. Pretendemos fazer outras caminhadas até o final do ano”, destacou a professora Marisa Pinheiro, diretora do sindicato e uma das coordenadoras do evento.

Participantes percorreram o entorno do Campus I, em João Pessoa

Participantes percorreram o entorno do Campus I, em João Pessoa

Para ser realizada com sucesso, a caminhada ecocultural teve o apoio logístico dos funcionários da ADUFPB, que providenciaram, durante todo o percurso, de água mineral para os andarilhos e, no final da caminhada, serviram um café da manhã a todos os participantes. A STTrans disponibilizou uma equipe de agentes de trânsito para coordenar o fluxo de carros durante toda a caminhada. A Grande Caminhada Ecocultural da ADUFPB teve o apoio da ASIP e empresas privadas, como a Creduni, que distribuiu camisetas e bonés aos participantes.

Fonte: ADUFPB/ASCOM