brasil-franca

Será realizada no dia 17 de dezembro a Jornada Brasil-França, evento que faz parte das comemorações do ano da França no Brasil. Na programação estão nomes como o do linguista Marcos Bagno, da antropóloga Luciana de Oliveira Chianca e do professor Denis Roy, integrante do Consulado da França em Recife.

A Jornada França-Brasil é uma iniciativa do projeto de extensão “Sensibilização à língua francesa: descoberta de uma pluralidade linguístico – cultural”, sob a responsabilidade das professoras Karina Chianca Venâncio (coordenadora) e Rosalina Sales Chianca (colaboradora), do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento visa não apenas mostrar aspectos comuns às culturas nacionais da França e do Brasil, priorizando a realidade nordestina e brasileira, mas também homenagear os dois países e encerrar as comemorações do ano da França no Brasil, em João Pessoa. Além do Dlem, participam da organização da Jornada, ainda, o Programa de Linguística (Proling) e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Dentro da programação, o evento conta com a presença do linguista Marcos Bagno que vai proferir uma conferência plenária às 15h00, no auditório da Reitoria da UFPB. Na ocasião, ele lançará o seu livro “Não é errado falar assim! Em defesa do português brasileiro, da editora Parábola”.

Marcos Bagno é considerado, hoje, o linguista mais conhecido e provavelmente o mais polêmico do Brasil. Sua tese principal – “falamos brasileiro e não português” – rende apoio e críticas em universidades de todo o País. Ele defende também os diversos falares das diferentes comunidades brasileiras e a socialização do saber, no respeito das diversas culturas nacionais que compõem a cultura brasileira.

Também participará da Jornada Brasil-França a antropóloga Luciana de Oliveira Chianca (UFRN), com a palestra “Dança de nobres, dança de pobres? O extraordinário sucesso de la quadrille, da França ao Brasil”. Chianca é natural de São Paulo, mas viveu a maior parte da vida em João Pessoa e Campina Grande. Com doutorado na França, ela vai falar sobre o São João, a festa popular mais famosa do Nordeste. E, mais especificamente, sobre a presença de Portugal e da França nesse evento.

Na programação está prevista, ainda, a presença do especialista em ensino e aprendizagem da língua francesa, professor Denis Roy (Consulado da França em Recife), que ministrará a palestra “Caminhada musical através da ‘chanson’ francesa e da MPB, em companhia das suas influências recíprocas”. Roy é profundo conhecedor da musica francesa e da brasileira e vai falar sobre o diálogo recíproco entre a “chanson” francesa e a MPB.

Programação:

  • Manhã (CCHLA, sala 402)

–         09h30 – abertura

–         10h00 – Luciana de Oliveira Chianca (UFRN): “Dança de nobres, dança de pobres? o extraordinário sucesso de la quadrille, da França ao Brasil”

11h00 – Denis Roy (Consulado da França em Recife): “Caminhada musical através da “chanson” francesa e da MPB, em companhia das suas influências recíprocas”

  • Tarde (Auditório da Reitoria)

15h00 – Marcos Bagno (UNB): Crioulização e ideologias linguísticas: do galego ao brasileiro, passando pelo português

– 17h30 – Lançamento de livro – Marcos Bagno, Não é errado falar assim! Em defesa do português brasileiro, editora Parábola.

–  18h00 – Coquetel de encerramento do ano letivo do PROLING, do CCHLA e do ano da França no Brasil: confraternização franco-brasileira