Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFPB e do IFPB realizam na próxima quinta-feira (26/7) um novo ato público em defesa de educação pública. Eles vão se reunir no Campus I da UFPB, às 15h, e seguirão em marcha até a Praça da Paz, nos Bancários.

A atividade está sendo organizada pelos comandos locais de greve dos professores e dos servidores técnico-administrativos da UFPB e do IFPB e apoiada pelo 33º Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (Ened), que acontece em João Pessoa até a próxima sexta-feira (30/7). Os cerca de 2 mil estudantes que estão participando do Ened apoiarão o movimento.

Nesta terça-feira (24/7), o governo apresentou nova proposta aos sindicatos docentes, em greve desde o dia 17 de maio. Segundo a presidenta da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Marinalva Oliveira, a oferta governamental não teve avanço. “É a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira”, reclamou.

A nova proposta será levada às assembleias nos estados. O parecer da categoria deve ser apresentado até a próxima semana. “Vamos levar a proposta às nossas bases, realizar assembleias para que retornemos ao governo com um posicionamento”, disse. Os representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também não concordaram com a nova oferta.