A Diretoria Executiva da ADUFPB aprovou durante reunião, na última quinta-feira (31/1), o nome do professor Ricardo Lucena, presidente do Sindicato, para representar a entidade na comissão formada por docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes com o objetivo de discutir o projeto que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Esse grupo ficará responsável por elaborar um parecer recomendando ao Conselho Universitário (Consuni) a adesão ou não da UFPB à Ebserh. A reunião do Consuni para definir se a Paraíba fará parte da nova estatal que administrará os serviços públicos hospitalares ainda não tem data.

A comissão é formada pelas entidades representativas dos docentes, dos servidores técnico-administrativos, dos estudantes e também por membros do Consuni, do Consepe (Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão), da Reitoria e do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Também ficou definido na reunião que a ADUFPB irá promover mais discussões aprofundadas a respeito da Ebserh – para esclarecer os professores sobre o impacto da nova estatal proposta pelo governo – e também a respeito da situação da creche da UFPB, que está ameaçada de fechar por falta de concurso público para contratação de novos servidores.

Campanha de filiação

Outro encaminhamento da reunião realizada quinta-feira pela Diretoria Executiva foi a criação de uma campanha de filiação e recadastramento dos associados da ADUFPB. As ações estão previstas para começar depois do carnaval e irão incluir visitas aos Centros e Departamentos.

Para orientar os docentes, o Sindicato irá produzir um folder explicando as vantagens de se filiar e contando um pouco sobre as lutas políticas que a ADUFPB tem travado. Esse material inclui ainda uma ficha de associação que poderá destacada, preenchida e entregue na sede da entidade.

Estatuinte

A reunião da Diretora Executiva tratou também da comissão pró-Estatuinte que será formada no Sindicato para discutir as questões relacionadas à UFPB que os docentes pretendem ver contempladas no novo Estatuto da Universidade. Segundo declaração da reitora Margareth Diniz durante reunião do Consuni, a Estatuinte (grupo que definirá o Estatuto) deve ser estabelecida na metade do ano e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o fim de 2013.

A escolha da comissão pró-Estatuinte da ADUFPB acontecerá na próxima assembleia geral marcada para acontecer nos dias 5 (Bananeiras e Areia) e 6 (João Pessoa) deste mês. Um dos integrantes já foi definido pela Diretoria Executiva. Trata-se do presidente da comissão, o professor Wladimir Nunes Pinheiro, que é diretor de Política Sindical da ADUFPB. Serão escolhidos, ainda, três docentes de João Pessoa, um do campus Litoral Norte, um de Bananeiras e um de Areia.

 

Fonte: Ascom ADUFPB