Quatro corais de diferentes cidades brasileiras se apresentam nesta sexta-feira (1/11), a partir das 17h, na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa. O evento faz parte das atividades paralelas do XI Festival Paraibano de Coros, que está sendo realizado desde quarta-feira (30/10) na UFPB.

Na ADUFPB, irão se apresentar os corais Saudencantus e Cantavosos, de Aracaju (SE), Habeas Cantus, de Brasília (DF), e Oficina, de São Gonçalo (RJ). O coordenador do Fepac, professor Eduardo Nóbrega, explica que as apresentações paralelas do Festival são uma forma de promover a interação entre os grupos e de valorizar o trabalho dos corais.

Haverá eventos semelhantes também na reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no Ministério da Fazenda, nas empresas Coteminas e D’Luck Confecções, no campus da UFPB em Bananeiras e no colégio Pio X.

Vozes da ADUFPB

Entre os participantes de XI Festival Paraibanos de Coros está o Vozes da ADUFPB, formado por professores sindicalizados. O grupo se apresentou no primeiro dia do evento, na quarta-feira, às 18h30. Todas as apresentações estão sendo feitas na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Departamento de Música da UFPB, com entrada gratuita.

Formado em dezembro do ano passado, por iniciativa da professora Terezinha Diniz, secretária executiva do Sindicato, o coral Vozes da ADUFPB é regido pelo maestro Carlos Anísio e conta com a participação dos professores.

O objetivo é estimular talentos e aptidões musicais e favorecer a integração entre os docentes. O grupo já se apresentou em alguns eventos, como a Cantata de Natal da ADUFPB e a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva.

XI Fepac

O Festival Paraibano de Coros é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), e da empresa Coteminas, com apoio cultural da Empresa de Confecções D’Luck, do escritório de advocacia “Mendonça & Crisanto” e do escritório “Eduardo Nóbrega e Mariana Silveira Arquitetura e Interiores”.

O evento começou na última quarta-feira e encerra-se no sábado, dia 2 de novembro. Ao longo desses quatro dias, irão se apresentar 42 grupos, entre infantis, adultos e Melhor Idade. Cerca de duas mil vozes  vão cantar e encantar a plateia através da arte do canto coral. As apresentações oficiais do Fepac começam sempre às 18h30, com entrada gratuita. Mais informações no site http://www.festivalparaibanodecoros.com.br.

AGENDE-SE

  • Apresentação paralela do XI Fepac na ADUFPB
  • Quando: sexta-feira, 1º de novembro, às 17h
  • Onde: sede da ADUFB, no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa
  • Entrada gratuita

SOBRE OS CORAIS

1. Coral Saudencantu – Aracaju – SE – 25 integrantes
Maestro: Jairo Melo
Coordenadora: Maria Edileuza de Jesus
O CORAL: surgiu da iniciativa do Comitê Interno de Melhoria do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde de Sergipe. É composto por servidores ativos e aposentados do Ministério da Saúde, Funasa e INSS e mantido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado de Sergipe.

O MAESTRO: Músico e pedagogo, iniciou seus estudos no Conservatório de Música do Estado de Sergipe e participou de diversos festivais nacionais e internacionais.

 

2. Coral Habeas Cantus – Brasília – DF – 25 integrantes
Maestro: Paulo Santos
Coordenador: Adelson Torres
O CORAL: criado pelos servidores do Tribunal Regional Federal da primeira Região e da Justiça Federal do Distrito Federal. Tem como objetivo promover a humanização do ambiente de trabalho e a melhoria da qualidade de vida.

O MAESTRO:  participou de shows do cantor Ed Motta entre outros. Atuou como cantor e solista na montagens de ópera em Brasília e no Brasil.

3. Coral Cantavosos – Aracaju – SE – 37 integrantes
Maestro: Elias Souza
Coordenador: Gabriel Soares de Aquino
O CORAL: pertence à Associação dos Voluntários à Serviço da Oncologia em Sergipe. Tem como objetivo divulgar a entidade . O grupo participou de vários eventos nacionais.

O MAESTRO: especialista em Arte Educação e mestre em história da educação e historiografia.

4. Coral Oficina – São Gonçalo – RJ – 20 integrantes
Maestro: Josias Freitas
Coordenador: Valdeci Freitas
O CORAL: é um coro cênico e tem como meta a realizações de apresentações visando a popularização do canto coral.

O MAESTRO: bacharel em teologia pelo Seminário Metodista César D’ Arcoso Filho e atualmente é coordenador de canto coral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Gonçalo.

Fonte: Ascom ADUFPB