O Conselho de Representantes da ADUFPB aprovou, em reunião na última terça-feira (10.04), o encaminhamento ao Consuni (Conselho Universitário) de um documento dos aposentados pedindo a inclusão dessa categoria entre os servidores que têm direto a voto na eleição para reitor e vice-reitor. A solicitação será apreciada ainda na rodada de assembleia geral do sindicato, marcada para os dias 17 (Areia e Bananeira) e 18 de abril (João Pessoa). A eleição para escolha de reitore vice-reitor está marcada para o dia 16 de maio.

Entre os temas discutidos na reunião do Conselho de Representantes está a inclusão dos conselheiros na equipe de mobilização sindical, junto com a Diretoria Executiva da entidade. A proposta foi decidida em assembleia e acatada pelo CR. De acordo com a presidente interina da ADUFPB, Terezinha Diniz, o sindicato irá organizar kits com material de mobilização (panfletos, botons, jornais e relatórios) para distribuir com os membros do Conselho a fim de que eles possam fazer a divulgação das atividades em seus respectivos centros.

A reunião do CR teve início com a fala da professora Marinalva Silva Oliveira, candidata à presidência do Andes-SN pela chapa 1 – Trabalho Docente e Compromisso Social. Ela está visitando as ADs do País em campanha e falou sobre a importância do voto dos associados, para dar real representatividade ao Andes.

Em outro momento da reunião, a professora Terezinha Diniz fez uma explanação a respeito do último encontro do Setor das Ifes do Andes, realizado nos dias 29 e 30 de março. Os 67 presentes (sendo sete diretores e 60 representantes de 36 seções sindicais das Ifes) decidiram por realizar ações nos dias 13, 19 e 25, quando acontecem as reuniões do Grupo de Trabalho constituído no ano passado, fruto do acordo emergencial firmado entre o Andes e o governo, para tratar da reestruturação da carreira do professor federal.

Além disso, foi chamada nova rodada de assembleias gerais entre os dias 9 e 20 de abril, para preparar as ações e pautar a discussão sobre indicativo de greve nacional dos docentes das Ifes, tendo como referência a pauta de reivindicações aprovada 31º Congresso do ANDES-SN – já protocolada junto ao governo – centrando na reestruturação da carreira.

 

Assembleia e indicativo de greve

Na UFPB, a assembleia acontece próxima semana. No dia 17, ela será realizada nos campi de Bananeira (às 9h30) e Areia (15h). Já no dia 18, é a vez do campus I, em João Pessoa (às 9h, no auditório 412 do CCHL). Em pauta está o indicativo de greve para o dia 15 de maio e a leitura do documento dos aposentados que será encaminhado ao Consuni, informes e deliberações.

 

Fonte: Ascom ADUFPB