Representantes de oito entidades participaram na terça-feira (9/2), da 1ª reunião de 2010 da Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais – CNESF, realizada na sede do ANDES-SN, a partir das 14 horas. Entre as deliberações tomadas, está a aprovação do Calendário de Lutas da entidade e da destinação de uma ajuda financeira aos trabalhadores do Haiti.

Os participantes elencaram como prioridades para 2010 a organização de um movimento de resistência às aprovações dos projetos de Lei nº 611/2007 (que congela o valor limite de gastos com os servidores públicos até 2016) e nº 2487/1998 (que permite a demissão do servidor público por insuficiência de desempenho, mesmo após o estágio probatório), além da regulamentação do direito de greve.

Eles também aprovaram uma ajuda financeira aos trabalhadores Haiti que, além de ser o país mais pobre da América Latina e viver sob ocupação permanente, comandada pelo Governo Brasileiro, ainda foi devastado por um terremoto no dia 12/1. O auxílio será de R$ 20 mil, a ser repassado à maior central sindical do país.

Os participantes definiram também que uma nova reunião ocorrerá na terça-feira (23/2), na sede do ANDES-SN, às 14 horas, para organizar a primeira Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais deste ano, que será realizada no dia 14/3. Na data, será discutida também a adesão de novas entidades, como a ASFOC e a SINDIFISCO-NACIONAL, além de outras pautas propostas.

Participaram da reunião representantes do ANDES-SN, FASUBRA, SINASEFE, FENAJUFE, CONLUTAS e SINDIFISCO-Nacional, além de representantes da Auditoria Cidadã da Dívida e da Intersindical, como convidados.

Fonte: ANDES-SN