O Comando de Greve dos professores da UFPB dá continuidade nesta quinta-feira (24/5) ao calendário de atividades com a realização do Debate Aberto sobre Carreira Docente e do debate “Socialismo: balanços e perspectiva”. Também está marcada reunião do Conselho de Representantes da ADUFPB.

O debate sobre carreira docente é aberto a toda a comunidade e está marcado para ocorrer às 10h, no auditório 411 do CCHLA. A discussão vai girar em torno das projetos de reforma da carreira propostos pelo governo e pelo ANDES-SN, que possuem vários pontos de divergência.

O Sindicato Nacional quer, por exemplo, a unificação da carreira (que hoje é dividida em duas: professores do Ensino Superior e professores do Ensino Básico, Técnico em Tecnológico) em uma única carreira, a de Professor Federal.

Outra exigência da categoria é o aumento do piso. Hoje, o menor salário base dos professores do Ensino Superior é de R$ 574. Os professores querem que esse valor passe a ser equivalente ao salário mínimo necessário previsto pelo Dieese, que é de R$ 2.329,35.

 

Socialismo: balanços e perspectivas

Já a mesa-redonda “Socialismo: balanços e perspectivas” está marcada para as 15h, também no auditório 411 do CCHLA. O debate será comandado pelos professores Rubens Pinto Lyra (PPDH/UFPB e UNP/RN, presidente do Cebesp), José Spinelli Lindoso (PPGCS/UFRN) e Jaldes Reis de Meneses (PPGSS/UFPB).

O evento está sendo realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (Cebesp), pelo do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e pelo Comando Local de Greve da UFPB.

 

Fórum de Discussão da UFPB

Na manhã desta quarta-feira (23/5), o Comando Local de Greve realizou n9o Centro de Vivência do Campus I a primeira reunião para formação do Fórum Permanente de Discussão sobre a UFPB. O grupo escolheu os membros da sua coordenação, com três professores, três técnicos-administrativos e três alunos. Foi marcada uma nova reunião para o dia 31 de maio, às 15h.

 

Reunião do Fórum de Discussão

 

Fonte: Ascom ADUFPB