A ADUFPB e a Escola de Educação Básica da UFPB realizam no dia 20 de abril, às 9h, uma audiência pública para discutir os rumos da Educação Infantil na Universidade. A proposta é reunir pais, professores, dirigentes, representantes da reitoria e entidades sindicais com o objetivo de avaliar a situação da antiga “creche-escola” e encontrar soluções para os problemas que podem inviabilizar o bom funcionamento do local. A audiência ocorrerá na própria Escola, localizada próxima à entrada do Hospital Universitário.

Em outubro do ano passado, a Escola de Educação Básica da UFPB encaminhou à direção do Centro de Educação um relatório apontando vários problemas. O principal deles é a falta de profissionais para a manutenção das turmas. Hoje, a Escola tem seis professores e oito funcionários próximos da aposentadoria, mas não há qualquer previsão de concurso para repor essa perda.

A carência de pessoal pode comprometer o andamento dos trabalhos na unidade, que funciona há 23 anos e atende a mais de 160 alunos distribuídos em turmas da Pré-Escola e do Fundamental (até o 5º ano), todos filhos de funcionários, professores, estudantes e moradores das comunidades circunvizinhas da UFPB.

A audiência pública será aberta para a participação de toda a comunidade. Devem compor a mesa do evento representantes da creche-escola, da reitoria, do Centro de Educação, da ADUFPB, do Sintespb, do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e dos pais de alunos. Eles discutirão formas de estimular a Educação Fundamental (considerando que a própria UFPB aponta dentro de sua política o crescimento desse nível de ensino) a partir de uma política concreta, apresentando à sociedade as necessidades da Escola de Educação Básica e estabelecendo encaminhamentos possíveis.

Fonte: Ascom ADUFPB