Os professores da UFPB, em greve desde o dia 17 de maio, realizam nova assembleia geral nesta quarta-feira (22/8). Em pauta, a discussão da contraproposta elaborada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) para ser apresentada ao Ministério do Planejamento quando forem retomadas as negociações. A assembleia está marcada para as 9h e será realizada no auditório da Reitoria.

A contraproposta do Andes prevê alterações que respeitam os princípios da proposta inicial do sindicato, alterando o valor o piso para R$ 2.018,77 e o percentual dos degraus entre níveis de 5% para 4%. Desta forma, projeta malha salarial entre o piso e o teto propostos pelo governo.

A reestruturação da carreira proposta mantém a evolução em percentuais uniformes entre 13 níveis remuneratórios, fatores definidos para os regimes de trabalho e percentual definido de cada titulação como parte constitutiva do vencimento. A flexibilização da proposta inicial tem por objetivo buscar a reabertura de negociação com o governo federal.

 

Plenária com os estudantes

Além da assembleia, o Comando Local de Greve dos professores realiza nesta quarta-feira uma plenária com os estudantes. A atividade está marcada para as 14h, no Centro de Vivência. O objetivo é dialogar com os alunos, tirando dúvidas, por exemplo, sobre os rumos da greve, o calendário de aulas e a negociação com o governo.

 

Fonte: Ascom ADUFPB