A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas (Fasubra Sindical), promoveu nos dias 10 e 11 de novembro, em Brasília, o seminário “HUs 100% SUS versus Ebserh”. O ANDES-SN participou do evento, representado pelo 2º tesoureiro do Sindicato, Almir Menezes. “Foi um evento muito bom, em que os técnico-administrativo demonstraram muita disposição para lutar contra a Ebserh”, avalia.

O encontro tinha o objetivo de municiar os técnico-administrativos com ferramentas e argumentos para o combate a privatização e a tentativa de desvalorização dos hospitais universitários (HUs) e tratou, basicamente, da militância contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e em defesa da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais das Instituições Federais de Ensino Superior (IFE).

“Há um temor de que o modelo de gestão da Ebserh seja transposto para outras unidades das universidades, com isso, não serão mais contratados servidores pelo Regime Jurídico Único”, analisa Menezes. Ele disse que os técnico-administrativo têm feito caravanas às universidades nos dias em que os conselhos universitários estão votando a adesão, ou não, à Ebserh e que a categoria está bastante mobilizada.

Ao final do seminário, foi aprovada uma Carta (leia aqui) criticando a Ebserh a denunciando que ela faz parte “de um projeto maior de como os diversos governos estão modificando o Estado brasileiro, na lógica da privatização e das parcerias público privadas”. Diz, ainda, que não há dúvidas de que ela representa a privatização. “Mesmo apresentando-se hoje como uma empresa de capital 100% público, as suas subsidiárias – os Hospitais Universitários – estarão enquadradas na lei das Sociedades Anônimas”, denuncia a Carta.

Para a Fasubra, a Ebserh, como nunca visto antes, “desmonta todo o sistema de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde, colocando ainda todo o patrimônio publico à serviço das grandes empresas que já exploram o setor.”

Fonte: ANDES-SN