reunião ANDES MPOG24.08.2010-2O Setor das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) do ANDES-SN reúne-se no próximo sábado (11) e domingo (12), em Brasília, para avaliar a última rodada de negociação com o Ministério do Planejamento, realizada no dia 24 de agosto. A Diretoria da ADUFPB participará do encontro e, para dar continuidade às discussões na Paraíba, está convocando o GT Carreira da entidade para outra reunião no dia 23 de setembro, às 9h, na sede do Sindicato (no Centro de Vivência do Campus I).

De acordo com o presidente da ADUFPB, Jaldes Reis de Meneses, estão convidados a participar todos os professores interessados em colaborar de maneira sistemática para formulação da carreira docente.

Uma série de reuniões e assembleias está sendo realizada pela categoria para discutir as mudanças propostas pelo Governo Federal. No dia 21 de julho, o Ministério do Planejamento apresentou a minuta do projeto de lei que deve ser enviado ao Congresso após as eleições.

Com isso, o ANDES-SN, que já vinha em processo de elaboração de uma proposta de reestruturação da carreira, desencadeou uma sistemática nacional para discutir o projeto do Governo. Este processo que está em curso produziu deliberações de algumas assembléias e outras assembléias já estão marcadas para os próximos dias.

Durante o final de semana, dias 21 e 22 de agosto, ocorreu mais uma reunião conjunta do Setor das IFES e do GT Carreira, em Brasília, para a qual concorreu um grande número de representantes de 27 seções sindicais, e nesta reunião foi produzida uma síntese preliminar, considerando o estágio atual do debate na base.

No dia 24 de agosto, foi realizada outra rodada de negociações com o MPOG. Na ocasião, o ANDES-SN apresentou algumas das reivindicações da categoria, como a proposta de carreira única para todos os docentes das Ifes, estabilidade nas regras da carreira para toda a vida profissional e aposentadoria com integralidade e paridade, incorporando todos os direitos dos docentes em atividade.

Clique aqui para fazer o download do relatório da reunião.

Fonte: Ascom ADUFPB