AposentadosA ADUFPB realizou nesta quarta-feira (15) reunião para discutir questões relacionadas a aposentadorias. Na ocasião, foi apresentado um balanço do XV Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria, realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, em Curitiba (PA).

De acordo com a secretária-geral da ADUFPB, Terezinha Diniz, a reunião também discutiu estratégias de atuação e envolvimento dos aposentados na mobilização em defesa da categoria, contra ações do governo que retiram direitos adquiridos.

No evento, foram apresentados informes do ANDES-SN sobre a última reunião do Sindicato Nacional com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), realizada no dia 24 de agosto, destacando a mobilização da entidade em torno da construção de um novo projeto de carreira.

Dentre os informes da própria ADUFPB, a coordenadora da reunião, Liney Carneiro Benevides, anunciou a realização do Seminário sobre Carreira Docente, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro.

XV Encontro de Aposentados
Organizado pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr), entre os dias 27 e 29 de agosto, o XV Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN contou com aproximadamente 100 participantes. Entre eles, três representantes da ADUFPB: Jailson da Silva, Liney Carneiro Benevides (diretora de assuntos de aposentadoria) e Terezinha Diniz (secretária-geral).

Durante os três dias de evento, foram realizados debates, palestras, conferências e apresentações culturais que aprofundaram a discussão do movimento docente sobre a relação entre saúde, vida, trabalho e aposentadoria.

A professora Teresinha Diniz realizou pronunciamento durante o Encontro, apresentando o que o Sindicato local tem feito em favor da categoria, citando por exemplo a criação da Diretoria de Aposentados.

Ela defendeu a unidade entre ativos e aposentados, lembrando o quantos a classe tem sofrido com perdas após a quebra da paridade. “Com o atual projeto do governo de reestruturação da carreira docente, os aposentados passarão por mais perdas”, declarou.