A ADUFPB realiza na próxima segunda-feira (7) um debate com os candidatos a reitor da Universidade Federal da Paraíba. O evento será no auditório da Reitoria, a partir das 9h, e é aberto ao público. A atividade faz parte do ciclo de mesas-redondas iniciado no ano passado abordando a história da UFPB e as perspectivas para o futuro.

Para garantir a participação igual de todos os cinco candidatos, a ADUFPB definiu uma série de regras que disciplinam o debate. No primeiro momento, cada um deles fará uma exposição sobre as perspectivas para a UFPB. As falas terão tempo limite de oito minutos e a ordem será definida por sorteio realizado à vista de todos os presentes.

A segunda etapa é a de perguntas e respostas. As pessoas presentes poderão fazer seus questionamentos (sem indicar o nome de nenhum candidato) e depositá-los na urna até o final da última apresentação dos candidatos. Encerrada a apresentação, a urna será fechada.

Um sorteio vai selecionar pergunta e o candidato que irá respondê-la. O nome de cada candidato não retornará à urna até que o último deles seja sorteado. Já as perguntas respondidas ficarão de fora da urna.

Serão feitas mais duas rodadas de perguntas e respostas. Antes do início de cada nova rodada, os nomes dos candidatos serão postos de novo na urna. As respostas terão tempo limite de três minutos. Nesse debate não será permitida réplica ou tréplica.

Por último, os candidatos terão direito a dois minutos para fazer as considerações finais. A coordenação do evento ficará por conta da professora Terezinha Diniz, presidente interina da ADUFPB.

O debate com os candidatos a reitor é a quinta atividade de um ciclo de mesas-redondas iniciado pela ADUFPB no ano passado. Os primeiros quatro eventos trataram do tema “Memória da UFPB” nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000.

 

Fonte: Ascom ADUFPB