A ADUFPB lança nesta segunda-feira (6/5) o 2º Concurso Cultural de Fotografia para os docentes associados à entidade. Intitulado “Um Brasil de múltiplas cores”, o concurso pretende estimular a produção de fotografias como atividade cultural e artística entre os professores e, ao mesmo tempo, valorizar a talento deles com a publicação das imagens na Agenda da ADUFPB 2014 e em um calendário de mesa, produtos editorias que o sindicato vem elaborando nos últimos anos.

O tema da nova edição do concurso busca valorizar a diversidade das cores presentes nos elementos naturais, culturais, materiais e imateriais do nosso país, com suas variadas manifestações em uma construção de cenários visuais que possibilitam o registro fotográfico e o olhar crítico e encantador dos fotógrafos.

As imagens inscritas no concurso serão selecionadas para fazer parte do projeto gráfico visual da Agenda da ADUFPB 2014 e de um calendário de mesa, que serão distribuídos gratuitamente para mais de dois mil docentes da UFPB. As fotos serão apreciadas por uma comissão editorial que escolherá cerca de 50 imagens para compor as publicações de 2014, e, dentre elas, três fotografias serão premiadas de acordo com os critérios de seleção adotados pela comissão organizadora do concurso. Os prêmios do 2º Concurso Cultural de Fotografia deste ano são um estímulo à produção fotográfica: 1º lugar – Máquina fotográfica semi-profissional; 2º lugar – impressora multifuncional jato de tinta (imprime, digitaliza e copia), com sistema de impressão wireless, e 3º lugar – HD de 2T (dois Terabytes), conexão USB 3.0.

“No ano passado, o concurso foi um sucesso. Dezenas de professores inscreveram quase 200 fotografias com temas diversificados, consolidando a proposta como uma atividade sociocultural que valoriza as habilidades dos nossos docentes na produção e percepção fotográfica do mundo. Agora, propomos uma viagem visual ao nosso país, principalmente à Paraíba, registrando desde a natureza às manifestações culturais, materiais e imateriais do povo brasileiro. Patrimônios históricos, cultura popular, movimentos artísticos e sociais, o meio ambiente e suas reservas naturais, enfim, são apenas alguns exemplos do que temos de mais belo e colorido para mostrar ao mundo”, destacou Ricardo Lucena, presidente da ADUFPB, ressaltando que a proposta do tema é deixar livre a criatividade dos professores para a produção das imagens. “O importante é que todos possam expressar sua visão do nosso Brasil e, principalmente, da Paraíba”, enfatizou.

Agenda e calendário

Nos últimos anos, a Agenda da ADUFPB se tornou um brinde de final de ano imprescindível para os associados. Com uma personalização visual destinada aos docentes, com inclusão de poemas e informações úteis à classe, a agenda da ADUFPB também é ilustrada por fotografias produzidas pelos professores que colaboram voluntariamente, inscrevendo imagens para dar beleza à publicação. Com a realização de concursos fotográficos, a ADUFPB quer prestigiar esses colaboradores e, para isso, vai escolher as três melhores imagens inscritas e premiar seus autores por sua produção artística.

“Através dos nossos apoiadores culturais, conseguimos viabilizar a realização do 1º Concurso no ano passado e queremos que este ano mais professores participem do evento. É uma parceria que beneficia principalmente os docentes, que têm suas imagens autorais publicadas em produtos editorias com qualidade gráfica e programação visual personalizada”, destacou Marcelo Barbosa, gestor de convênios do sindicato e um dos incentivadores do concurso fotográfico da ADUFPB.

Inscrições

Os professores terão mais de dois meses para produzir ou selecionar imagens para o concurso. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (6/5) e encerram no dia 7 de julho (domingo). Durante esse período, a ADUFPB vai realizar oficinas e palestras com profissionais de fotografias na sede do sindicato, assim como irá disponibilizar, em uma seção do site do sindicato, dicas e temas relacionados à produção fotográfica. “Nosso objetivo é fazer com que o concurso seja uma prática de integração dos docentes à fotografia, possibilitando uma troca de informações, conhecimentos e dicas sobre o assunto e que venham a beneficiar todos. Por isso é importante que a categoria participe desse evento sociocultural”, destacou o presidente da ADUFPB, Ricardo Lucena.

Para se inscrever, os docentes devem seguir rigorosamente o edital do concurso (disponibilizado aqui) e enviar as fotografias para o e-mail concursofotografico.adufpb@gmail.com, junto com a ficha de inscrição (clique aqui para baixar a ficha).

Fonte: Ascom ADUFPB