Tudo pronto para a edição 2013 do projeto Sede de Leitura da ADUFPB. Este ano, 18 publicações de autoria de professores sindicalizados serão lançadas durante o evento, que está marcado para a próxima sexta-feira, 25 de outubro. A solenidade começa às 20h e acontecerá na sede sociocultural, localizada na rua Gilvan Muribeca, 88, no bairro do Cabo Branco, ao lado do Jangada Clube. O Sede de Leitura 2013 faz parte das comemorações do aniversário de 35 anos do Sindicato.

Durante o evento, será lançada a 18ª edição da Revista Conceitos e entregue a premiação das três imagens vencedoras do 2ª Concurso Cultural de Fotografia da ADUFPB. As inscrições para o Sede de Leitura podem ser feitas na sede do sindicato, localizada no Centro de Vivência do Campus, em João Pessoa.

O Sede de Leitura tem o objetivo de proporcionar aos docentes que possuem livros recém editados a oportunidade de apresentar seus trabalhos aos colegas e convidados da festa e de divulgar suas obras para a comunidade acadêmica e para o público em geral. Para isso, a ADUFPB utilizará de várias mídias na promoção do lançamento dos livros.

Veja as capas dos livros que serão lançados:

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Confira abaixo a relação de livros que serão lançados no Sede de Leitura 2013:

1
Título: Universidade Popular
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Ensaios
Autor: José Francisco de Melo Neto (Zé Neto)
Departamento: Fundamentação da Educação (CE)
Breve sinopse: Este ensaio é produto de discussão no Grupo de Pesquisa e Extensão Popular da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Propõe-se a contribuir ao debate sobre a Universidade Popular, seguindo os passos do método histórico-comparativo, por meio de uma análise dialética em três movimentos teóricos: a) uma síntese com a caracterização das visões dominantes na universidade; b) uma análise histórica com pensadores modernos e contemporâneos que trataram a questão; c) uma nova síntese na qual se expõe a possibilidade de criação da Universidade Popular.
2
Título: Educação na Paraíba – Fragmentos
Editora: Editora UFPB (2013)
Área: Técnico-científico
Autor: José Francisco de Melo Neto (Zé Neto)
Departamento: Fundamentação da Educação (CE)
Breve sinopse: Este livro é produto de reflexões realizadas no período de abril de 2010 e abril de 2013, portanto exatamente dois anos de atividade do autor na presidência do Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba. Boa parte foi divulgada como artigos de opinião em jornais locais. Mesmo sem ter uma metodologia de pesquisa na organização de todo o corpo do livro, contempla uma lógica interna e uma metodologia de interpretação, podendo ser denominada de histórico-comparativa, considerando que os textos sofreram uma sistemática quando de sua elaboração.
3
Título: As coisas incompletas (Jornal Literário 3)
Editora: Ideia (2013)
Área: Literatura
Autor: Hildeberto Barbosa Filho
Departamento: Decomtur (CCTA)
Breve sinopse: O autor considera este o terceiro volume do seu “jornal literário”. Às horas mortas (2006) e O escritor e seus intervalos (2008) constituem os títulos anteriores. As coisas incompletas como que dialoga com As coisas feitas, de Ascendino Leite, pelas ressonâncias significativas, complementares e antagônicas, que os vocábulos carregam em seu corpo móbil.
4
Título: A conceituação de Justiça em Tomás de Aquino
Editora: Juruá Editora (2013)
Área: Técnico-científico
Autor: Claudio Pedrosa Nunes
Departamento: Direito Processual e Prática Jurídica (CCJ)
Breve sinopse: A obra concentra as inúmeras confluências da filosofa jurídica de Tomás de Aquino, oferecendo uma reflexão conceitual jurídica e cristã de justiça, segundo o pensamento do Santo Doutor.
5
Título: A cidade das damas
Editora: Editora Mulheres (2012)
Área: Literatura
Autor: Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne (Tradução)
Departamento: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (CCHLA)
Breve sinopse: É uma tradução da obra escrita em francês arcaico em 1405 pela escritora Christine de Pizan. Trata-se da primeira tradução em língua portuguesa da obra. O livro contém também uma apresentação da obra sob o título de “O lugar da utopia na Cité des Dames”, de autoria da tradutora.
6
Título: Poemas das cidades mortas e dos pequenos seres invisíveis
Editora: Nandyala (2013)
Área: Poesia
Autor: Zélia Bora
Departamento: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (CCHLA)
Breve sinopse: Obra em que a natureza e considerada uma Deusa, revela-se como um verdadeiro tributo à força da natureza e à inocência dos animais. É, também, um universo poético por meio do qual os seres humanos são convidados a refletir sobre o desrespeito e a destruição da natureza.
7
Título: Tradução e transferências culturais
Editora: Editora UFPB (2013)
Área: Técnico-científico
Autor: Luciana Calado Deplagne, Marta Pragana Dantas e Wiebke Röben de Alencar Xavier (Programa de Pós-Graduação em Letras)
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA)
Breve sinopse: O livro apresenta pesquisas realizadas na linha “Cultura e Tradução” e trabalhos de pesquisadores convidados. Na sua variedade, este volume já mostra a pluralidade e a interdisciplinaridade dos conceitos metodológicos atuais e convida, através de estudos de caso, a refletir e reler momentos da História da Literatura num contexto transnacional e globalizado de tradução e cultura.
8
Título: Dicionário da Eneida Livro III – As errâncias de Eneias
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Técnico-científico
Autor: Milton Marques Júnior (Programa de Pós-Graduação em Letras – Coleção PósLetras)
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA)
Breve sinopse: A leitura frequente da Eneida, para ministração de aulas na graduação e na pós-graduação em Letras, na Universidade Federal da Paraíba, fez o grupo de autores constatar a necessidade de um texto de apoio, de uma obra de referência para a compreensão dessa obra virgiliana. Complexa na sua estrutura, complexa na sua linguagem, a Eneida é também complexa pela variedade e abundância de informações de toda sorte: histórica, filosófica, geográfica, religiosa etc. Apenas para estabelecer uma característica da Eneida, que nos parece bem nítida, é impossível ler e compreender esse poema épico sem o conhecimento da história de Roma, de seus primórdios à época de Augusto.
9
Título: Leituras semióticas – Teorias aplicadas
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Técnico-científico
Autor: Elinês de Albuquerque Vasconcélos e Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Letras – Coleção PósLetras)
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA)
Breve sinopse: O livro tem como objetivo dar visibilidade à produção acadêmica dos pesquisadores da linha de estudos Semióticos, privilegiando as várias correntes teóricas que servem de balizamento para as reflexões apresentadas. Os textos oferecem ao leitor olhares múltiplos sobre a ciência da Semiótica demonstrando a sua aplicabilidade a diversos objetos, ao mesmo tempo em que estabelecem diálogos instigantes entre linguagens como a poesia, a canção, o samba, a gafieira, a black music, o teatro, a pintura, a escultura, o cancioneiro popular e, em especial, a literatura.
10
Título: Estudos comparados – Análises de narrativas literárias e fílmicas
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Técnico-científico
Autor: Arturo Gouveia e Genilda Azerêdo (Programa de Pós-Graduação em Letras – Coleção PósLetras)
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA)
Breve sinopse: Espera-se com essa coletânea despertar não só um maior interesse pelos Estudos Comparados, mas também a consolidação – ou mesmo o resgate – de algo que parece estar em extinção no campo da crítica literária: a discussão, antes de tudo, sobre textualidade.
11
Título: Entre a sociedade, o sujeito e a cultura – Palavras multicolores
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Técnico-científico
Autor: Ivone Tavares de Lucena, Maria Angélica de Oliveira e Josete Marinho de Lucena (Programa de Pós-Graduação em Letras – Coleção PósLetras)
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA)
Breve sinopse: Quando as palavras pousam, são tomadas pelo homem e, assim, tornam-se atos simbólicos: discurso, cultura, história e memória. Alheias e nossas em sua polissemia, as palavras desvelam os lugares da cultura, da ciência e do próprio homem. Desta forma, em redor de nós, sujeitos de linguagem e sujeitos à linguagem, as palavras são capazes de retratar, refratar e traduzir práticas sociais: sítios desses sujeitos discursivos. A palavra neste livro torna-se lugar multicolor por abrigar pesquisas alicerçadas em perspectivas teóricas que investigam os mais diversos espaços onde a palavra se faz materializar.
12
Título: Drama social, tragédia moderna – Ensaios em teoria e crítica
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Técnico-científico
Autor: Sandra Luna (Programa de Pós-Graduação em Letras – Coleção PósLetras)
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA)
Breve sinopse: Neste livro, a autora apresenta uma coleção de ensaios de sua autoria, ilustrando, sob perspectivas diversas, sua própria visão acerca da representação do trágico no chamado “drama social”. O livro faz ecoar, de forma eloquente, as considerações de Raymond Williams, segundo as quais não ver conteúdo trágico “em eventos profundamente inseridos no padrão de nossa própria cultura (guerra, fome, trabalho, tráfego, política) é admitir uma estranha e específica falência, que nenhuma retórica sobre a tragédia pode, em última análise, encobrir”.
13
Título: Linhas apagadas – do coletivo como arcaico ao individual como moderno
Editora: Clube dos autores
Área: Outros
Autor: Gilvando Sá Leitão Rios
Breve sinopse: Pesquisa sócio-histórica sobre a extinção dos bondes e da década de 1940 feita a partir de material de imprensa da época e de entrevista com Barbosa Lima Sobrinho, ex-governador de Pernambuco. A análise do caso de Recife não perdeu de vista o contexto nacional. O fio condutor da pesquisa foi o exame de ideologia da modernização como discurso de deslegitimição do transporte tranviário como antigo e incentivo concomitante ao modal rodoviário como moderno.
14
Título: Um novo olhar sobre a administração de medicamentos
Editora: Editora UFPB (2012)
Área: Técnico-científico
Autor: Lenilma Bento de Araújo Meneses, Maria Auxiliadora Pereira, Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, Vilton Késsio Ferreira de Brito, Cleidiane Araújo de Carvalho, Marina Nascimento de Moraes e Mayra Helen Menezes Araruna.
Breve sinopse: A obra foi idealizada com a intenção de reunir conteúdos relevantes e atuais pra profissionais e estudantes da área de saúde que tenham interesse em aprofunda o conhecimento sobre a temática abordada. Os organizadores buscaram convidar profissionais da Enfermagem e da Farmácia para, juntos, escreverem sobre “medicação e medicamentos”, não apenas abordando técnicas, mas seduzindo o leitor a mergulhar na compreensão da história dos medicamentos, seus efeitos, uso racional até chegar aos cálculos e técnicas utilizados na administração e em procedimentos específicos.

15
Título: O Futebol me fez um Doutor no Brasil
Editora: Mídia Gráfica e Editora
Área: Literatura
Autor: Manoel Luis Melo (Prof. Dr. Luizinho Bola Cheia)
Departamento: DCBs-UFPB Campus III
Breve sinopse: O novo livro de Luizinho Bola Cheia é uma coletânea de Fac-Símiles de 11 obras do autor já publicadas no Brasil , que relata as suas aventuras como atleta profissional de futebol e aluno das universidades Furne, UFRN, PUC-MG, Es.E.F.Ex-Rio, UFEB e Unitec-MG, e como técnico de futebol. Esse livro é o sétimo a ser lançado no Sede de Leitura da ADUFPB.
16
Título: Pragmatismo e Marxismo – O trabalho como princípio educativo
Editora: Editora UFPB
Área: Técnico- Científico
Autoras: Maria das Graças de Almeida Baptista e Tânia Rodrigues Palhano
Departamento: Fundamentação da Educação
Breve sinopse: O livro apresenta a relação trabalho e educação na perspectiva de Dewey e Gramsci, autores humanistas e representantes da pedagogia ativa do final do Século XIX e início do Séc. XX. Os elementos conceituais desses autores possibilitam elucidar elementos constitutivos da realidade educacional neste início do século XXI, que caracteriza um processo de retorno aos avanços do século passado, atualizando-os.
17
Título: Gramsci & Vigotski – Da educação ativa à educação crítica
Editora: Editora UFPB
Área: Técnico-Científico
Autora: Maria das Graças de Almeida Baptista
Departamento: Fundamentação da Educação
Breve sinopse: O livro é fruto da tese de doutorado em que é analisada a concepção do professor acerca da relação que estabelece entre educação e sociedade e parte do pressuposto que a forma como o professor compreende essa relação determina sua concepção e sua prática. A educação crítica em Gramsci e Vigotski é apontada como negação da educação ativa e como possibilidade de enfrentamento das contradições no fazer educativo na atualidade.
18
Título: Projeto Político Pedagógico: Uma análise da prática discursiva docente
Editora: Editora UFPB
Área: Técnico-Científico
Autora: Ângela Cristina Alves Albino
Departamento: DCFS – Areia/PB
Breve sinopse: O livro é resultado de uma pesquisa no campo curricular sobre os discursos que demarcam o projeto político pedagógico na escolha básica. Evidencia a voz do professor sobre as tramas desse processo de construção coletiva.

 

Fonte: Ascom ADUFPB