plenaria estadual em defesa da previdência social

Plenária em Defesa da Previdência ocorre nesta terça-feira, na ADUFPB

21 de agosto de 2017


A sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I, recebe nesta terça-feira (22/8) a Plenária Estadual em Defesa da Previdência Social, organizada pelo Fórum em Defesa da Previdência. Os debates começam às 18h30, com a seguinte pauta: informes e conjuntura nacional, lutas e resistência à reforma da Previdência, agenda de mobiliação e encaminhamentos.…

Details

Docentes participam de audiência pública sobre contrarreformas

18 de agosto de 2017


Como parte da Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas do ANDES-SN, docentes participaram, na tarde de quinta-feira (17), de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Senado Federal. A audiência debateu as contrarreformas Trabalhista e da Previdência, e as consequências desses ataques para os aposentados. Sirliane Paiva, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste…

Details

Servidores de Instituições Federais de Ensino são vítimas de perseguição política

18 de agosto de 2017


Mais um episódio de perseguição política de trabalhadores de Instituições Federais de Ensino (IFE) aconteceu nessa quarta-feira (16). O Ministério Público Federal afastou das funções públicas os servidores Ricardo Scopel Velho e Maicon Fontaine, diretor do campus e coordenador geral pedagógico, respectivamente, do Instituto Federal Catarinense (IFC) Abelardo Luz. Além disso, a Polícia Federal apreendeu…

Details

2017.08.2017 – reunião extraordinária do Consuni 2

Reitoria apresenta proposta de metodologia para Estatuinte da UFPB

18 de agosto de 2017


O Conselho Universitário da UFPB (Consuni) realizou reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira (17/8) para apresentar a proposta de metodologia do processo de reformulação do Estatuto da Universidade, documento que norteia todo o funcionamento da instituição. A proposta estabelece os ritos e instâncias que precisarão ser seguidos para a elaboração do novo Estatuto e foi…

Details

cortes no orçamento

Governo Federal revê meta fiscal e ataca direitos dos servidores públicos

17 de agosto de 2017


Enquanto aprofunda o ataque aos trabalhadores e desmonte dos serviços públicos, governo segue favorecendo setores empresariais e banqueiros Dando sequência aos ataques contra a classe trabalhadora, o governo federal apresentou nessa terça-feira (15) a revisão da meta fiscal para 2018 e uma série de medidas que retiram direitos dos servidores públicos e intensificam o desmonte…

Details

Tem início a Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas do ANDES-SN

17 de agosto de 2017


Dezenas de docentes participaram, na manhã desta quarta-feira (16), da abertura da Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). Com o tema “Previdência e perdas históricas dos direitos de aposentadoria”, a Jornada é uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro deste ano na cidade…

Details

Atores de “Aquarius” confirmam presença na solenidade de abertura da mostra Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

15 de agosto de 2017


A Paraíba – João Pessoa e o município de Sousa – sediará, pela primeira vez, a mostra Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A parceria foi firmada entre o Fest-Aruanda e a Academia Brasileira de Cinema que promove o evento que, esse ano, chega à 16ª edição, considerada a mais importante premiação da cinematografia nacional. São 14 longas-metragens finalistas, entre…

Details

Governo quer limitar salário inicial de servidor e adiar reajuste para 2019

14 de agosto de 2017


Limite para salário inicial de servidor público em R$ 5 mil, adiamento do reajuste do funcionalismo, de 2018 para 2019, aumento da contribuição previdenciária dos funcionários públicos, de 11% para 14%, e extinção do auxílio reclusão, concedido atualmente a famílias de presos. Essas são algumas das medidas impopulares que o governo pretende anunciar nos próximos…

Details

Temer sanciona Orçamento de 2018 com mais de 40 vetos

14 de agosto de 2017


O presidente Michel Temer sancionou, na última quarta-feira (9), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018. A sanção trouxe consigo mais de 40 vetos, que não permitiram ou limitaram investimentos, em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Temer também vetou uma emenda que criava uma auditoria da dívida pública. A LDO 2018 é a…

Details

Confira o manifesto do 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

14 de agosto de 2017


A CSP-Conlutas, central sindical à qual o ANDES-SN é filiado, divulgou na semana passada o manifesto do 3º Congresso Nacional da entidade, que acontecerá de 12 a 15 de outubro deste ano, em Sumaré (SP). O documento tem por objetivo divulgar o 3º Congresso nas categorias de trabalhadores da cidade e do campo, junto aos…

Details

Temer veta novamente auditoria da dívida na LDO de 2018

14 de agosto de 2017


O presidente Michel Temer vetou novamente, na última quarta-feira (9), uma emenda da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 que previa a realização de uma auditoria da dívida pública brasileira – que consome quase metade do orçamento do país. No ano passado, Temer já havia vetado a possibilidade de auditoria na LDO 2017 e,…

Details