Estado de exceção? A Universidade sob ataque

11 de dezembro de 2017


Rubens Pinto Lyra rubelyra@uol.com.br  “A pior ditadura é a do Judiciário: contra ela, não há a quem se recorrer”, Ruy Barbosa  Os sucessivos ataques à universidade pública, com proibição de reuniões, condução coercitiva e prisão de dirigentes, além de processos judiciais abertos sob o menor pretexto contra seus integrantes, acendem o sinal vermelho. Desde a…

Details

A atual conjuntura e o “universo paralelo” dos docentes da UFPB

13 de setembro de 2017


Prof. Dr. Dailton Lacerda DFT/CCS Membro do Conselho de Representantes da ADUFPB Entre a perplexidade, a desmotivação, a omissão e a alienação, os docentes da UFPB, que constituem um dos quadros dos SPFs do setor das IFES na PB, caminham por um “universo paralelo”, num processo de ficção às avessas. No universo paralelo, de uma…

Details

Uma aula de Filosofia Antiga no Cariri da Paraíba

15 de maio de 2017


José Flávio Silva Transbordou. Não foi o rio Paraíba que transbordou a chegada das águas vindas da captação do rio São Francisco. A água não foi volumosa, o que transbordou foi a alegria das pessoas ribeirinhas do rio Paraíba. Algumas banhavam-se nas águas escorregadias, cuja lembranças remete a Heráclito. Outras encheram as mãos de água,…

Details

ARTIGO – A Economia Política da Reforma da Previdência

23 de março de 2017


Marcelo Sitcovsky1 A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287 apresentada pelo governo Michel Temer, que pretende realizar uma profunda reforma da previdência, pode simplesmente parecer aos desavisados mais uma medida de austeridade, como parte do novo regime fiscal aprovado no final de 2016, quando da aprovação da PEC 55, atualmente Emenda Constitucional 95. Todavia,…

Details

O direito democrático do trabalhador à greve

31 de outubro de 2016


Marcelo Sitcovsky Professor do Depto. de Serviço Social da UFPB Presidente da ADUFPB A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira, 27/10, determinando que o servidor em greve pode ter o ponto cortado desde o primeiro dia de paralisação, representa mais um ataque aos trabalhadores em geral e, em específico, aos servidores públicos…

Details

Vencer, Brasil!

12 de setembro de 2016


Rolando Lazarte* Todo este tempo de caminhar ao lado do povo, com os setores democráticos e populares, na defesa da democracia política e da justiça social, tem me trazido nova energia. Algo de muito bom renasce de dentro da gente, quando vamos mais uma vez, atrás daquilo que não pode nem deve ser negociado. A…

Details

De frente, Brasil!

01 de junho de 2016


Rolando Lazarte* Tal vez uma das características que mais definem um claro proceder, seja a que está expressa nesta breve expressão: de frente. Aquilo que é correto, o que está determinado pela nossa certeza de estarmos agindo de acordo com o bem, é feito às claras, à vista de todo mundo. Não é assim, no entanto,…

Details

A delinquência institucional

07 de abril de 2016


Rolando Lazarte* Crimes de colarinho branco são conhecidos desde tempos imemoriais. A institucionalização da criminalidade em um sistema democrático, com tudo, é uma exacerbação desta situação anômala. Isto é o que está se vivendo no Brasil. Um processo de impeachment ilegítimo, absurdo, contrário ao que estabelece a Constituição. Mais um passo dos muitos que a…

Details

Cidadania proativa à contracorrente da ordem hegemônica: moléculas de alternatividade

28 de março de 2016


Por Alder Júlio Ferreira Calado Se em qualquer tempo, seres históricos que são, os humanos buscam mudanças, em “mudança de época” “a fortiori” – como a em que vivemos – tais buscas se densificam sobremaneira. Práticas e concepções, secularmente introjetadas e reproduzidas, se tornam alvo de questionamentos. Isto também implica repensar práticas e conceitos, na…

Details

Assim não!

15 de março de 2016


Por Rolando Lazarte É lamentável ter que começar o dia lamentando o triste, o baixo espetáculo oferecido antes de ontem por este país afora, de um número de pessoas que se opõem à democracia. Racistas. Segregacionistas. Lamentável mesmo. Gente que se move pelo ódio e pelo ressentimento. Menosprezo pelo outro, pelo mais fraco. Deixo vir…

Details

Eu amo jampa. Eu amo João Pessoa

11 de janeiro de 2016


José Flávio Silva (*) “eu amo jampa” mostra a simplicidade que uma cidade deve ter com seu nome. No seu interior o que é encontrado para justificar o seu conteúdo? Jampa é plágio de “sampa”, muito utilizado para designar a cidade São Paulo, capital do Estado de São Paulo. A capital do Estado da Paraíba…

Details