20 de novembro em dias de acirramento de racismos

20 de novembro de 2018


Antonio Baruty Professor da UFPB e Integrante do NEABI/UFPB 20 de novembro é a data, em que no Brasil, comemora-se o dia da consciência negra e homenageia-se Zumbi, o grande líder do quilombo dos Palmares e que marca o seu desaparecimento físico, ocorrido em 1695. Hoje é o primeiro 20 de novembro, pós-eleição-2018, de um…

Details

Coragem! A luta dos trabalhadores sempre foi dura e enfrentou grandes desafios

24 de outubro de 2018


A história das lutas do trabalho e de suas organizações é marcada por enfrentamentos, por enormes desafios e contradições. Muitos abriram mão de afetos, amizades, relações familiares e questões relacionadas ao seu próprio trabalho. Vários trabalhadores e trabalhadoras foram perseguidos, sofreram violência, assédio moral e mesmo assim resistiram. Mas nas lutas também criamos laços de…

Details

DIA DO PROFESSOR (Por Vitória Lima)

15 de outubro de 2018


Para meu ex-aluno Tiago Silva, que se deixou encantar por Elizabeth Bishop e em nome de quem homenageio todos os meus ex-alunos Vitória Lima Sim, fui e sou professora, desde muito cedo na vida. Tinha quinze anos quando comecei a dar aulas de inglês. Não tinha intenção de ser professora, mas quando me vi numa…

Details

O que os Diretos Humanos têm a ver com você

20 de setembro de 2018


Será que “os Direitos Humanos só defendem bandidos”, que “os Direitos Humanos só valem para os humanos direitos”, que “bandido bom é bandido morto”, que “os Direitos Humanos só defendem quem não presta”? Será que isso é verdade ou é mentira? É mito ou realidade? Para responder, vamos ver mais de perto o que são…

Details

1º de Maio – Uma reflexão sobre o tempo e o trabalho

30 de abril de 2018


1º de Maio – Dia do Trabalho Uma reflexão sobre o tempo e o trabalho Cristiano Bonneau* Pensemos a esfera do trabalho partindo se dois momentos distintos: o trabalho enquanto atividade e o ócio (otiu). No entanto, sua conciliação, principalmente em uma sociedade cuja finalidade é a produção de bens e em que os valores…

Details

Estado de exceção? A Universidade sob ataque

11 de dezembro de 2017


Rubens Pinto Lyra rubelyra@uol.com.br  “A pior ditadura é a do Judiciário: contra ela, não há a quem se recorrer”, Ruy Barbosa  Os sucessivos ataques à universidade pública, com proibição de reuniões, condução coercitiva e prisão de dirigentes, além de processos judiciais abertos sob o menor pretexto contra seus integrantes, acendem o sinal vermelho. Desde a…

Details

A atual conjuntura e o “universo paralelo” dos docentes da UFPB

13 de setembro de 2017


Prof. Dr. Dailton Lacerda DFT/CCS Membro do Conselho de Representantes da ADUFPB Entre a perplexidade, a desmotivação, a omissão e a alienação, os docentes da UFPB, que constituem um dos quadros dos SPFs do setor das IFES na PB, caminham por um “universo paralelo”, num processo de ficção às avessas. No universo paralelo, de uma…

Details

Uma aula de Filosofia Antiga no Cariri da Paraíba

15 de maio de 2017


José Flávio Silva Transbordou. Não foi o rio Paraíba que transbordou a chegada das águas vindas da captação do rio São Francisco. A água não foi volumosa, o que transbordou foi a alegria das pessoas ribeirinhas do rio Paraíba. Algumas banhavam-se nas águas escorregadias, cuja lembranças remete a Heráclito. Outras encheram as mãos de água,…

Details

ARTIGO – A Economia Política da Reforma da Previdência

23 de março de 2017


Marcelo Sitcovsky1 A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287 apresentada pelo governo Michel Temer, que pretende realizar uma profunda reforma da previdência, pode simplesmente parecer aos desavisados mais uma medida de austeridade, como parte do novo regime fiscal aprovado no final de 2016, quando da aprovação da PEC 55, atualmente Emenda Constitucional 95. Todavia,…

Details

O direito democrático do trabalhador à greve

31 de outubro de 2016


Marcelo Sitcovsky Professor do Depto. de Serviço Social da UFPB Presidente da ADUFPB A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira, 27/10, determinando que o servidor em greve pode ter o ponto cortado desde o primeiro dia de paralisação, representa mais um ataque aos trabalhadores em geral e, em específico, aos servidores públicos…

Details

Vencer, Brasil!

12 de setembro de 2016


Rolando Lazarte* Todo este tempo de caminhar ao lado do povo, com os setores democráticos e populares, na defesa da democracia política e da justiça social, tem me trazido nova energia. Algo de muito bom renasce de dentro da gente, quando vamos mais uma vez, atrás daquilo que não pode nem deve ser negociado. A…

Details